Ligue-se a nós

Destaque

Defesa Agropecuária orienta população a respeito da aquisição de mudas de citros

Publicado

no

O início de uma atividade agrícola envolve sempre o uso de mudas e sementes e pensando nisso, a Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, orienta a população quanto aos riscos provenientes da aquisição de mudas irregulares.

A primeira orientação a respeito da aquisição de mudas de citros é a de que, independente da quantidade, os materiais de propagação comercializados devem ter procedência, ou seja, devem ser produzidas em viveiros cadastrados na Defesa Agropecuária seguindo normas específicas.

A Defesa Agropecuária informa que a venda ambulante deste tipo de material (mudas de cítricas, sejam limões, limas, tangerinas e laranjas) é proibida.

O comércio/comerciante deve ser cadastrado e emitir certificados fitossanitários na venda de mudas, garantindo que as plantas sejam sadias. É importante que a população saiba que uma planta infectada, por exemplo, com HLB/Greening em seu quintal, pode contaminar pomares comerciais que estão a quilômetros de distância.

Plantas doentes produzem frutos que têm a qualidade alterada negativamente interferindo no sabor, tornando o suco mais ácido e amargo, além de menos doce.

A Defesa Agropecuária ainda informa que outras plantas como a murta, falsa murta ou dama da noite, também são hospedeiras de pragas como o Greening e estão proibidas no Estado de São Paulo a partir da publicação da Resolução 24/2025. Ainda, plantas cítricas em calçadas, fundos de quintal e chácaras podem aumentar a disseminação de doenças.

Faça sua parte, não compre mudas irregulares e contribua com a citricultura paulista.

Para maiores informações: acessar o site da Defesa Agropecuária (defesa.agricultura.sp.gov.br) ou através da Divisão de Defesa Agropecuária de Tupã, Rua Nhambiquaras, 484 – Fone: (14) 3496-7281 – e-mail: eda.tupa@sp.gov.br

 

Fonte: Engenheiro Agrônomo – Everton Luís de Costa Moreno

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.