Destaque
Crise hídrica e ocorrências de incêndios levam prefeitura a decretar situação de emergência em Bauru

A Prefeitura de Bauru decretou, nesta quarta-feira (1º), situação de emergência em razão da estiagem severa e prolongada que já dura cerca de 100 dias.
A medida, publicada no Diário Oficial, busca agilizar ações de enfrentamento aos incêndios e à crise hídrica, agravada pela queda no nível do Rio Batalha. Nesta quarta (1º), a lagoa de captação registra 1,51m, quando o nível ideal é 3,20m.
Nesta terça-feira (30), incêndios de grandes proporções atingiram o município, incluindo uma área de cerrado próxima ao Instituto Lauro de Souza Lima, e no bairro Jardim Colonial.
Além disso, bairros atendidos pelo Rio Batalha estão em sistema de rodízio de água há mais de um mês, abastecidos por 14 horas em dias alternados.
O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais, sob coordenação da Defesa Civil, além do uso de poços, reservas e represamentos privados, desde que atendam padrões de qualidade, para reforçar o armazenamento e o abastecimento durante o período crítico.
Além disso, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) deverá disponibilizar água não potável para abastecimento de caminhões-pipa no combate às queimadas e as secretarias de Infraestrutura, Agricultura e Abastecimento (Sagra) e Serviços Urbanos deverão disponibilizar máquinas pesadas para auxiliar na contenção do fogo.
Fonte: G1 – Bauru e Marília
