Ligue-se a nós

Cultura

Capoeira é reconhecida como Patrimônio Cultural em Osvaldo Cruz

Publicado

no

A capoeira de Osvaldo Cruz acaba de conquistar um marco histórico no município. A Câmara Municipal aprovou por unanimidade o projeto de lei do vereador Adenilson Barbosa (PDT) (o Exclusivo) que reconhece oficialmente a capoeira como patrimônio cultural de interesse municipal. A iniciativa também institui o Dia e a Semana Municipal da Capoeira, além de declarar a prática como expressão cultural e esportiva.

O projeto reconhece os mestres de capoeira como guardiões da cultura popular. A proposta reforça o papel do esporte como ferramenta social, terapêutica e educacional e promove sua preservação e incentivo nas escolas, centros culturais e espaços públicos.

Com essa medida, Osvaldo Cruz se junta a outras cidades que reconhecem a importância da capoeira como símbolo de resistência, identidade e inclusão. “A valorização da prática fortalece não apenas a cultura afro-brasileira, mas também o compromisso do município com a diversidade e o respeito às tradições”, disse o Mestre Wilson Guerreiro, que mantém projeto em parceria com a Prefeitura na antiga Estação da Fepasa.

 

 

Fonte: Ocnet

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.