Ligue-se a nós

Destaque

STF autoriza desconto em benefícios por devolução duplicada de mensalidades

Publicado

no

Aposentados e pensionistas que receberem em duplicidade a devolução de mensalidades de associações e sindicatos poderão ter até 30% descontado diretamente do benefício mensal.

O limite está previsto em plano aprovado pelo STF e será aplicado caso o beneficiário não devolva o valor espontaneamente em até 30 dias após notificação.

O teto de 30% já é usado em situações de cobrança de valores pagos indevidamente e respeita a margem tradicional de proteção à renda do segurado.

O plano trata de ressarcimentos referentes a descontos feitos entre março de 2020 e março de 2025, considerados irregulares por não terem autorização formal dos beneficiários.

Quem optar pelo acordo administrativo abrirá mão de ações judiciais contra o INSS, mas poderá buscar reparações diretamente contra as associações.

O pedido pode ser feito pelo app Meu INSS, telefone 135 e agências dos Correios.

 

 

 

Fonte: Folha de SP

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.