APEOESP
GEDUC/MP em parceria com a APEOESP e outras entidades lança questionários sobre plataformas digitais

A APEOESP, por meio do primeiro presidente e da segunda presidenta, Fábio de Moraes e Professora Bebel, além de técnicos, vem participando de reuniões com o Grupo Especial de Educação (GEDUC), do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) sobre o impacto das plataformas digitais e outros recursos tecnológicos na qualidade de ensino nas escolas da rede estadual.
Dessas reuniões resultou a iniciativa de um questionário sobre o tema para ser respondido pelos profissionais da Educação, para subsidiar Inquérito Civil a ser instaurado pelo GEDUC/MPSP.
É fundamental que todas e todos respondam a este questionário. A participação é INTEIRAMENTE ANÔNIMA. Sequer existe um campo para a identificação da pessoa que está preenchendo.
Nós, da APEOESP, assim como professoras e professores, especialistas e pesquisadores vimos denunciando a imposição dessas plataformas e a utilização exagerada de telas, materiais digitais e tecnologias, que prejudicam a relação dialógica entre professores e estudantes e vem causando retrocessos na aprendizagem desses estudantes. A UNESCO (órgão das Nações Unidas para a Educação e a Cultura) e outras instituições internacionais recomenda a redução do uso dessas plataformas e tecnologias, considerando os estudos que demonstram retrocessos na aprendizagem estudantil.
Para responder, acesse o link: https://bit.ly/43EcIM6
Diretoria de Guarantinguetá não permite reposição de aulas nas escolas PEI
A Diretoria de Ensino de Guaratinguetá, por decisão da dirigente, insiste em não permitir aos professores das escolas do Programa de Ensino Integral (PEI) a reposição das aulas dos dias 21 de março e 25 de abril, já autorizadas pela SEDUC. Questionada pela APEOESP, a Coordenadoria Geral de Recursos Humanos (CGRH) afirmou que a autorização para reposição de aulas vale para todas as escolas, sem excluir as unidades do PEI.
A APEOESP já solicitou a reposição de aulas também dos dias 9 de maio e 6 de junho, quando também tivemos paralisações e assembleias. Com a reposição realizada, as aulas repostas devem ser pagas e as faltas retiradas dos prontuários.
Dia 15 de junho, 11 horas, na praça Roosevelt, ato em solidariedade ao povo palestino
Conforme decisão do Conselho Estadual de Representantes (CER), referendada pelos professores e professoras reunidos na Avenida Paulista no dia 6 de junho, a APEOESP participará do ato em solidariedade ao povo palestino que se realizará no dia 15 de junho, domingo, às 11 horas, na Praça Roosevelt, em São Paulo.
Fonte: APEOESP (Informa Urgente 50/2025)
