Ligue-se a nós

Destaque

Professores estaduais entram em greve nesta sexta-feira, 25

Publicado

no

Os professores da rede estadual de São Paulo anunciaram que entrarão em greve nesta sexta-feira (25/4). O objetivo da categoria é pressionar o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para que atenda a algumas reivindicações da categoria, como a climatização das salas de aula, o aumento do corpo docente e do piso salarial.
A Subsede de Osvaldo Cruz da Apeoesp, o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, aponta que 20% dos professores entre Osvaldo Cruz e Pacaembu estão com atividades paralisadas, sem apontar se em alguma escola os alunos ficaram sem aulas.
 a categoria pede uma mesa permanente de valorização da carreira docente, a reposição de aulas, a alimentação dos profissionais da educação nas unidades de ensino, a reabertura de classes e a diminuição do número de alunos por sala de aula.
O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) afirmou que recebeu uma proposta da Secretaria da Educação do estado (Seduc) referente aos pedidos da classe, porém, planeja apresentar uma contraproposta.
A Apeoesp ainda afirmou que conseguiu garantir a reposição das aulas que forem afetadas pela paralisação e que os profissionais estão respaldados pela lei ao aderir à greve, apesar de ter recebido denúncias de direções escolares tentando impedir a presença dos professores no ato desta sexta.
Outro lado
O Governo Paulista afirmou que vai enviar até o final do mês um projeto de lei à Assembleia Legislativa propondo um reajuste de 5% adicionais e que já havia dado um aumento linear de 6% no passado.
Sobre a contratação de mais professores, a Seduc disse que vai chamar o restante dos docentes para completar as 15 mil vagas disponibilizadas em um concurso feito em 2023 e que deverá abrir um novo chamado de 10 mil vagas em breve.
Em relação à climatização das salas, a secretaria diz que o cronograma técnico está sendo seguido e que até o momento 890 escolas já foram climatizadas. Em 2025, a previsão da pasta é que 1.056 unidades sejam contempladas. Para 2026, o número deve atingir as três mil escolas.
Fonte: Ocnet e Metrópoles
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.