Ligue-se a nós

Destaque

Ministério Público do Trabalho e Prefeitura de Osvaldo Cruz firmam TAC para remunerar catadores de materiais recicláveis

Publicado

no

O Ministério Público do Trabalho firmou um Termo de Ajuste de Conduta com a Prefeitura de Osvaldo Cruz onde o município se compromete a retirar os resíduos sólidos do local onde está o aterro da cidade, a conhecida usina de lixo.
As despesas pelo manejo serão divididas entre a Cooperativa dos Coletores e a Prefeitura.
No TAC, o município se compromete a contratar a cooperativa por dispensa de licitação, pagando o valor por tonelada de material reciclável vendido.
Já os coletores vão seguir prestando o serviço de coleta e separação dos resíduos, além de arcar com parte dos custos do rejeito.
O município deve continuar cedendo à o galpão para armazenagem e beneficiamento do material reciclado coletado, banheiros e refeitórios, além de se responsabilizar pela limpeza de rejeitos, pela manutenção técnica e pelo pagamento de energia elétrica e internet do local.
Uma obra de contenção para evitar alagamentos deve ser realizada no galpão.
Todos os meses, por cinco dias na semana, será fornecido um caminhão com motorista para a realização de coleta seletiva pelos cooperados, que serão transportados em ônibus também fornecido pela Prefeitura, de segunda a sexta-feiras.
A coleta será viabilizada com sacos verdes fornecidos pela Prefeitura, que também ficará encarregada de disponibilizar uma máquina carregadeira para o transporte de materiais por 20 dias no mês, de segunda a sexta-feiras.
O descumprimento do TAC resultará em multa de R$ 5 mil por irregularidade constatada, cumulada com multa de R$ 1 mil por cooperado prejudicado.
Através de nota, a Prefeitura de Osvaldo Cruz informou que os materiais que serão retirados da usina de lixo até o final do ano não possuem valor comercial ou apresentam baixo valor econômico, sendo considerados resíduos finais no processo de triagem e reciclagem.
O município se comprometeu em garantir que esses rejeitos sejam encaminhados para aterros devidamente licenciados até o fim do ano, o que começou a ser feito nesta semana.
FONTE: G1 – Presidente Prudente e Região
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.