Ligue-se a nós

Geral

O meio da balança

Publicado

no

Não é novidade para ninguém que apenas uma infinitesimal parcela da humanidade nasce gênio, bem como ínfima também é a quantidade de pessoas nascidas em “berço de ouro”.

Como escreveu muitíssimo bem Carlos Drumond de Andrade, ainda que em outras circunstâncias, “O mundo não é o que pensamos”.

X X X X X X

Adquirir algo, seja coisa, conhecimento ou sentimento, implica necessariamente abrir mão de outro. Explico; ou ao menos tento.

Quando a ilustre leitora compra, por exemplo, dois cobertores para doar a quem não tem, deixa de adquirir para si, sei lá, um par de rasteirinhas, porquanto o dinheiro, ao menos para a maioria dos que leem estas mal traçadas linhas, é finito.

Se o assunto for aquisição de conhecimento então, a coisa é ainda pior, porque enquanto o dinheiro é finito só para alguns, o tempo o é para todos.

Vamos exemplificar novamente: o obstinado leitor quer aprender mandarim, mas a concretização desse desejo demanda estudo árduo e, portanto, muito tempo, tempo este que, talvez, pudesse ser melhor utilizado na procura da cura do câncer.

E que tal se o terceiro e último leitor dessa coluna decidir que não dá para depender da aposentadoria do INSS para sobreviver? Então vai trabalhar mais para ter renda maior e pagar um plano de previdência privada que garanta, minimamente, sua velhice. Só que trabalhar mais significa deixar de lado muitos churrascos com os amigos, passeios na orla com a família, engavetar os planos de voar …

X X X X X X

Escolher qual caminho então? Passar o fim de semana brincando com os filhos ou dobrar a carga de trabalho para dar a eles mais conforto? Cursinho intensivo para passar no concurso ou voluntário na instituição de caridade? Qual porta abrir?

O equilíbrio costuma ser a melhor medida, mas como na vida não há certezas, a não ser a da morte, então bom senso não é garantia de nada.

 

Alemão Tedesco (55) é advogado e pai do Luigi.
Facebook: Alemão Tedesco / Twitter: @alemaotedesco / Youtube: Bom dia Epitácio / e-mail: zeum@uol.com.br

Transmitimos ao vivo um “programa” de entrevista e comentários sobre… tudo, inclusive a nossa região, de segunda a sexta-feira, das 11:50 às 12:20. Assista a gente e, querendo, fique a vontade para criticar.

 

José Carlos Botelho Tedesco (Alemão Tedesco) é advogado e mora no Oeste Paulista /
e-mail: zeum@uol.com.br /
Facebook: Alemão Tedesco e Alemão Tedesco II /
Twitter: @alemaotedesco

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.