Ligue-se a nós

Destaque

Volta do auxílio é “endividamento” para o governo, diz Bolsonaro

Publicado

no

O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem, 10, que a volta do auxílio emergencial, medida que vem se desenhando com articulação do Congresso Nacional representará um “endividamento” para o governo. Segundo ele, não se trata de “dinheiro que tem no cofre”.

“A arrecadação esteve praticamente equivalente nos municípios tendo em vista o auxílio emergencial, que volta a ser discutido”. (…) E é o que eu falo: não é dinheiro que eu tenho no cofre, é endividamento. Isso é terrível também. A economia tem que pegar. Temos que voltar a trabalhar.”
A declaração do presidente ocorreu nesta manhã, em discurso a prefeitos durante evento no Ministério da Educação.
Senado e Câmara trabalham para retomar o pagamento do auxílio emergencial, socorro financeiro criado em virtude do auge da panemia do coronavírus, quando milhares de brasileiros acabaram perdendo fontes de renda e passaram por um período de dificuldades.
O benefício garantiu aquecimento da economia e, além do viés de assistência social, acabou se tornando um instrumento político. Com o sucesso do programa, Bolsonaro – que será candidato à reeleição em 2022 – e aliados observaram uma impulsão de populariedade, sobretudo nas regiões mais pobres do país.
O governo federal vem argumentando, por outro lado, que a retomada do auxílio pode trazer efeitos negativos para o equilíbrio fiscal do país. O ministro Paulo Guedes era contrário à proposta, mas vem flexibilizando o seu posicionamento nas últimas semanas devido ao avanço do tema.
Representantes do governo entendem que, no momento, o aval do Congresso à medida é um desfecho provável.
Aos prefeitos, Bolsonaro voltou a criticar políticas locais baseadas em ações restritivas, como o isolamento social, no enfrentamento à pandemia.
“[Devemos] nos preocupar com os mais idosos, com comorbidade, mas a roda da vida tem que continuar. Sou muito criticado por isso. Me chamam de tudo. E, pelo que eu entendi, na ponta da linha tem a questão política do tratamento dessa questão. Vamos ter que conviver com esse vírus, não adianta falar que passando o tempo vai resolver. Estão vendo que não vai. Novas cepas estão aparecendo. Agora, o efeito colateral do tratamento inadequado mata mais gente doque o vírus em si.”
Fonte: OCNET
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.