Conecte-se conosco

Destaque

Veterinário alerta para os números altos de leishmaniose canina em Osvaldo Cruz

Publicado

em

Uma doença que muitas vezes é ignorada pela população tem aumentado muito em Osvaldo Cruz nos últimos anos, e preocupa também os profissionais da medicina veterinária. A leishmaniose visceral canina é uma infecção parasitária que pode ser transmitida também para o ser humano.

Apesar de relativamente silenciosa no início, a doença tende a evoluir para quadros mais graves, podendo inclusive, levar o paciente a morte. Um animal contaminado, sozinho, não transmite a doença para outro animal ou para o ser humano. Essa função é do mosquito palha que suga o sangue de um animal contaminado, torna-se portador do vírus e contamina quem for por ele picado, seja canino, seja humano.

Segundo informações prestadas pela Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz, diante do trabalho que está sendo feito há algum tempo junto com a vacinação antirrábica, de coleta de sangue para exames, mostra que 11% da população canina do município está com resultado positivo para leishmaniose.  Ainda de acordo com a VEP, Osvaldo Cruz tem uma população de cerca de 5 mil cães.

No ano de 2021, Osvaldo Cruz registrou um caso positivo de leishmaniose em humano. O paciente veio a óbito.

 

 

 

Fonte: Metrópole FM

Continue lendo
--Publicidade--
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.