Ligue-se a nós

Destaque

Vacinas da gripe e da Covid-19 podem ser aplicadas no mesmo dia

Publicado

no

As duas maiores campanhas de vacinação em andamento no país poderão ser realizadas de forma simultânea. Em uma nova recomendação, o Ministério da Saúde, autoriza que as vacinas da Covid-19 e da gripe podem ser aplicadas no mesmo dia. Antes, a orientação do Ministério da Saúde era que houvesse um intervalo mínimo de 14 dias entre as imunizações.

A recomendação para a imunização da população em todo o país está publicada em nota técnica nesta quarta-feira (29). A eliminação do intervalo dos dois imunizantes foi recomendada na última sexta-feira (24) pela Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (CTAI-Covid).
Segundo o ministro da Saúde substituto, Rodrigo Cruz, após orientação da Pasta, os brasileiros que forem até os postos de vacinação para tomar a primeira, segunda ou dose de reforço contra a Covid-19 poderão também receber as demais vacinas do calendário vacinal, o que inclui a vacina da gripe. Com mais de 62,9 milhões de doses aplicadas, a cobertura vacinal da Campanha de Vacinação contra a Influenza está em 67,9%, em relação aos grupos prioritários.
“Houve uma recomendação para eliminar o prazo da aplicação das doses dos dois imunizantes. Essa recomendação já está sendo analisada pelo Ministério e, muito provável que, ainda esta semana a gente tenha uma Nota Técnica para tratar sobre esse tema”, contou Cruz.
Para Rodrigo Cruz, a medida incentivará o cidadão a se proteger contra as doenças e ressaltou que a adesão às duas campanhas é importante para a população e para todo o Brasil. “A orientação é para todas as faixas etárias. A gente observa que, por conta da pandemia, há um comportamento diferente do que se via praticando ao longo dos anos. Um ou outro imunizante acabou tido, pontualmente, uma redução na cobertura vacinal. Mas o incentivo do Ministério é que todos procurem os postos de saúde para que continuem a imunização das campanhas regulares”, ressaltou.
A decisão para redução do intervalo foi recomendada pela CTAI-Covid considerando a necessidade de minimizar perdas de oportunidade para a vacinação. Além disso, oferecer, em uma única visita aos postos, vacinas para conferir proteção a múltiplos agentes infecciosos. Segundo o Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, a administração simultânea de diferentes vacinas já é prática corriqueira no Programa Nacional de Imunizações (PNI) com outras vacinas, sendo uma estratégia segura e efetiva.
“A recomendação inicial para se manter um intervalo entre as diferentes vacinas foi uma medida de precaução, considerando ainda a necessidade de monitorar eventos adversos pós vacinação contra Covid-19 no momento em que as vacinas foram introduzidas no país. Agora, após amplo uso na população e com o perfil de segurança das vacinas Covid-19 já bem descrito, é possível adotar o intervalo reduzido. Espera-se que a medida promova ganhos importantes de saúde pública ao melhorar as coberturas vacinais no país”, pontuou.
Fonte: Governo do Estado de São Paulo
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.