Economia
Um dia após manifestação, comerciantes abrem comércio em Adamantina
A reabertura voluntária do comércio nesta sexta-feira (26) em Adamantina, anunciada ontem durante ato público realizado no centro da cidade, teve adesão parcial na manhã de hoje, segundo apurou o SIGA MAIS.
Na Avenida Rio Branco e Rua Deputado Salles Filho haviam lojas com as portas fechadas totalmente fechadas sem funcionamento, outras com atendimento apenas nos formatos autorizados na atual fase emergencial do Plano São Paulo, e aquelas que abriram suas portas para atendimento presencial ao público.
Durante toda a manhã, fiscais da Prefeitura foram vistos percorrendo as ruas centrais da cidade e notificando empresas, gerando apreensão e insegurança entre os empresários e trabalhadores.
Empresários se embasam em lei municipal para a reabertura
Para a reabertura voluntária, os empresários se amparam na Lei Municipal Nº 4.020/21 aprovada em junho do ano passado e promulgada em fevereiro deste ano, com regras para o funcionamento do setor. A lei aprovada pelo legislativo não foi sancionada nem promulgada pelo prefeito, no ano de 2020, o que também não foi feito pela Câmara, à época. No começo deste ano o novo presidente da Câmara, vereador Paulo Cervelheira, decidiu promulgar a norma, que está vigente.
A legislação municipal é uma das referências legais que embasam um documento produzido pelos empresários, entregue ao poder público municipal na tarde de ontem, após o ato público realizado na Praça Élio Micheloni e em frente ao Paço Municipal.
Um grupo de empresários foi recebido por cinco vereadores. O prefeito não apareceu.
Siga Mais
