Conecte-se conosco

Poesia Somos

Ser Leitor

Publicado

em

Olá leitores (:

Meu nome é Larissa Françozo, tenho 26 anos, mestre em Teoria Geral do Direito e do Estado e, advogada previdenciária e, a partir de hoje, quinzenalmente, irei dividir com vocês a minha maior paixão: livros.

E por que eu decidi expor isso a todos? Porque eu acredito que o conhecimento é libertador e somente ele é capaz de nos fazer compreender desde os nossos sentimentos até a cura do câncer. E, só obtemos conhecimento cientifico através da leitura e do estudo.

Entretanto, a cultura e o conhecimento não são incentivados em nosso país. Por exemplo, possivelmente você leu: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro e tantos outros livros na escola, com o peso do vestibular aos seus ombros. E isso não é incentivar a leitura isso é obrigação. Incentivar a leitura é mostrar o mundo de oportunidades que existe por trás dos livros e o quanto isso é incrível.

Livros são caros em nosso país (mas, isso é um assunto para outro post), porém eles nos ofertam conhecimento e, conhecimento é transformador. Quanto mais nós conhecemos mais somos capazes de enfrentar qualquer situação a nossa frente, conhecimento é liberdade (e liberdade é responsabilidade, mas isso também é assunto para um outro post, rs).

A leitura durante esse tempo de pandemia é algo muito comentada, muitas pessoas nos dizem: “Aproveita a quarentena para ler” e, de fato, em tempos de isolamento, ler é alento para o nosso corpo e a nossa alma. Ler é ativar a nossa imaginação para nos transportarmos para um outro lugar, é a possibilidade de vibrar com os amores inimagináveis, de fazermos mágicas e voarmos em vassouras, de indagarmos um dos maiores casos de traição (ou não) da literatura nacional, (Capitu traiu ou não Betinho?). Ler é viver mil vidas.

E além de tudo isso, os livros também ensinam. Você está preocupado(a) com as crises econômicas e políticas? Não sabe o que será da sua atividade laboral, do seu comércio ou, da sua clínica? Você ficou desempregado(a)? Os livros dão a oportunidade de aprender teorias e técnicas para pensarmos diferente.

A pandemia nos colocou a prova, à muitos foi necessário, ser cozinheiro, professor, psicólogo, até mesmo médico, uma vez que nossas idas aos hospitais estão restritas e lá estão os livros. Livros de receita, faça você mesmo, medicina alterativa de A a Z, livros infantis, almanaques da Turma da Mônica para brincar e colorir… ah, os livros, eles salvam.

E, se após essa pandemia, de fato, o mundo não for mais o mesmo, que tal você dar uma oportunidade para torna-se leitor? O objetivo aqui, além de indicar bons livros é também mostrar que todos nós somos leitores, você somente gostará de ler, lendo. Você apenas se identificará com a escrita de algum escritor, lendo. Você só aprenderá, lendo.

Leia. Ler é libertador é revolucionário!

Livros, são perseguidos até hoje, exemplo: Governo Dória vetou livros do projeto estimulo a leitura, que funciona nos presídios do estado de SP, em fevereiro de 2020. Governo Bolsonaro, vetou em abril de 2020, lei que regulamenta a profissão de historiador, Governo de Rondônia mandou recolher livros das escolas por ter conteúdo inadequado, entre eles estavam a obra, Macunaíma, o fato também ocorreu em fevereiro de 2020.

Por que, ler é tão perigoso? O que as pessoas, os governos, os povos, não querem que nós saibamos? O que somente um livro pode nos dizer? #pensemos

Por hoje é isso e, logo volto por aqui, indicando uma leitura bem legal.

Mas, me diga e, aí você já leu hoje?

Abraços,

Lari Françozo

Continue lendo
--Publicidade--
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.