Ligue-se a nós

Destaque

Senado instala CPI do Crime Organizado em meio a repercussão de operação no Rio

Publicado

no

Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado foi instalada nesta terça-feira (4) no Senado Federal, em um contexto político marcado pela operação contra o Comando Vermelho (CV) nos Complexos da Penha e Alemão, que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro.

O colegiado, criado em junho, terá como objetivo apurar a estrutura, expansão e funcionamento de milícias e facções criminosas, incluindo CV e PCC, investigando também fontes de financiamento, domínio territorial e possíveis infiltrações no poder público. A CPI funcionará por 120 dias.

Ainda não foi definido o senador que presidirá a comissão. O relator será Alessandro Vieira (MDB-SE), proponente da criação do colegiado. O governo busca indicar Fabiano Contarato (PT-ES) ou Jaques Wagner (PT-BA) para o comando, mas a indefinição abre espaço para manobras políticas da oposição.

A CPI contará com 11 titulares e sete suplentes, com nomes de destaque como Flávio Bolsonaro (PL-RJ)Sergio Moro (União-PR) e Jaques Wagner (PT-BA).

O tema ganhou peso após a operação no Rio, o debate sobre Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e a narrativa de segurança pública, que se tornou central na disputa entre governo e oposição. O governo busca evitar que a comissão seja usada eleitoralmente, enquanto a oposição vê no tema uma oportunidade de reforçar sua imagem no combate ao crime.

 

Segundo Alessandro Vieira, o trabalho da CPI terá foco técnico, com ouvidoria de especialistas, governadores e comunidades afetadas, enquanto líderes governistas alertam para tentativas da oposição de transformar a comissão em palanque eleitoral.

Fonte: G1 – Brasil

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.