Ligue-se a nós

Cidades

SAP prorroga suspensão de visitas presenciais em penitenciárias

Publicado

no

Foto: SAP

SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) prorrogou novamente a suspensão das visitas presenciais nas unidades prisionais do Estado de São Paulo. A determinação, que vale até o dia 27 de junho, foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial.

De acordo com o texto, a suspensão em caráter “emergencial e temporário” tem o objetivo de preservar “as condições sanitárias, de saúde coletiva dos presos e dos servidores penitenciários, da ordem, da segurança e da disciplina das unidades prisionais”, em decorrência da pandemia da Covid-19.

Ainda conforme a publicação, assinada pelo titular da pasta, coronel Nivaldo Cesar Restivo, a medida será reavaliada a qualquer tempo, considerando alterações no cenário de saúde pública.

A última atualização foi no mês passado, em que a pasta prorrogou a suspensão por mais duas semanas.

As visitas presenciais estão suspensas como medida de enfrentamento ao contágio da pandemia de Covid-19, após liminar da Justiça publicada em março. A ação foi conduzida pelo Sindasp (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo), que recentemente, reafirmou à reportagem que continua sendo contra o retorno presencial devido à pandemia.

Diante disso, desde o dia 3 de março foram retomados os agendamentos das visitas virtuais nos 178 presídios do Estado, conforme divulgado pela Administração Penitenciária. “A manutenção ou suspensão das visitas é analisada periodicamente, considerando o cenário de saúde pública  no Estado”, salienta a pasta.

A secretaria também esclarece que segue determinações do Centro de Contingência do coronavírus e suspendeu atividades coletivas, intensificou a limpeza de áreas, restringiu acesso às unidades e monitora grupos de risco.

Imparcial

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.