Conecte-se conosco

Saúde

Santa Casa de Osvaldo Cruz terá seis leitos de UTI exclusivos para Covid-19 a partir desta sexta-feira

Publicado

em

OSVALDO CRUZ – A Santa Casa de Osvaldo Cruz começa a operar seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva (U.T.I.) a partir desta sexta-feira (1). As vagas estão credenciadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), portanto, aptas ao recebimento de pacientes de qualquer lugar do país.

A medida foi adotada, segundo a médica Natália Gasparotto, diretora técnica da Santa Casa, havia uma estrutura prévia para os leitos funcionarem como U.T.I., mas faltava o suporte financeiro. “Agora diante do quadro de agravamento da pandemia o próprio SUS abriu a possibilidade do credenciamento de novos leitos exclusivos de UTI para Covid-19. São leitos diferenciados, isolados em área própria e cada hospital que já tinha uma UTI implantada teve que se adaptar”, disse a médica.

Toda equipe de médicos, enfermeiros, auxiliares, técnicos e fisioterapeutas pronta para assistir os pacientes.

“Temos planejamento de construir uma U.T.I. geral, mas por enquanto isto não é possível. Na região temos 1,1 milhão de habitantes e no começo da pandemia havia apenas 52 leitos de UTI na regional de Marília. O número de leitos era insuficiente e por atendimento de toda demanda. Assim houve o aumento de leitos”, disse a médica.

A diretora da Santa Casa acalmou a população no sentido do recebimento de pacientes de outros lugares em Osvaldo Cruz. “Não foi uma vontade do prefeito e nem da Santa Casa, mas das autoridades federais e estaduais da Saúde e temos que acatar. A vida toda encaminhamos pacientes para outras cidades e agora é a vez de Osvaldo Cruz receber pessoas. Pedimos que a população fique calma, a equipe é capacitada e todos os protocolos médicos serão adotados para que haja o mínimo de risco possível de contaminação”, frisou Natália Gasparotto.

Continue lendo
--Publicidade--
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.