Ligue-se a nós

Cidades

Sabesp irá instalar quatro usinas solares na região de Prudente

Publicado

no

Foto: Freepik - Equipamentos são produtores de energia de fonte limpa e sustentável de eletricidade

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) identificou a oportunidade de promover o aproveitamento energético disponível em suas instalações de maneira inovadora, limpa e renovável com a instalação de usinas solares fotovoltaicas. Na 10ª RA (Região Administrativa), cuja cidade-sede é Presidente Prudente, serão quatro usinas, sendo que uma delas já está licitada: a de Prudente. Seguem em processo licitatório as estruturas de Euclides da Cunha Paulista, Adamantina e Mirante do Paranapanema. Com exceção de Adamantina, em que a usina será instalada na área de um poço de captação de água, as demais serão construídas em estações de tratamento de esgoto.

A energia proveniente das usinas solares será utilizada nos próprios processos de tratamento de água e de esgoto. Para se ter ideia da quantidade de energia gerada, as quatro usinas da região, somadas às outras duas que serão instaladas em Assis e Paraguaçu Paulista, seriam suficientes para abastecer 12 mil residências (aproximadamente 40 mil pessoas) mensalmente.

Em todo o Estado de São Paulo, serão 34 usinas solares, com capacidade para geração de 67 Megawatts de potência, o que corresponde a 4,5% da energia que é utilizada na Sabesp ou ao consumo de 65.200 residências.

Os equipamentos são produtores de energia de fonte limpa e sustentável de eletricidade, sem emissão de gases de efeito estufa e com baixo impacto ambiental, contribuindo para ampliação da produção de energia renovável e diversificação da matriz energética da Sabesp.

A expectativa é iniciar a produção de energia já no segundo semestre de 2020.

A Estação de Tratamento de Esgoto de Mogi Mirim foi a primeira instalação de saneamento no país a adotar a produção de energia solar em parceria com a Sabesp e a Sesamm (Serviços de Saneamento de Mogi Mirim).

O Imparcial
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.