Ligue-se a nós

Destaque

R$ 500.000,00 jogados no lixo (todos os anos)

Publicado

no

Sujeito chato, mas chato mesmo é aquele que repete sempre as mesmas histórias e, para ajudar, faz isso segurando a gente pelo braço ou então dando cutucão com o cotovelo.

Então, para ser menos chato, não vou segurar ninguém pelo braço e tampouco vou dar cutucão, mas vou repetir a ladainha que todo ano, há cerca vinte anos, conto àqueles que me lêem e que é dirigida, principalmente, a quem paga imposto de renda, aquele imposto que os governantes usam para… para o que mesmo?

Vou contar, em especial a quem declara imposto de renda através do formulário completo, a historinha do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), que nada mais é que uma conta-corrente destinada a receber verbas a serem aplicadas em projetos que atendam crianças e adolescentes carentes e entidades legalmente constituídas que realizem trabalhos nessa área.

Antes de xingar e dizer que está cheio dessa “pedição” por parte de entidades assistenciais, esclareço que ninguém está pedindo ao leitor que doe o “seu dinheiro”. O que você empresário, profissional liberal, funcionário público ou de empresa privada pode fazer é destinar um percentual do valor que você deixa para o imposto de renda para o FMDCA da sua cidade, sendo que quem tem imposto a restituir também consegue fazer a destinação que, frisemos, não tira um centavo do seu bolso, não dói e, a meu ver, demonstra inteligência daqueles que optam por fazê-la, já que esse dinheiro beneficia a sua cidade de duas maneiras: primeiro, permitindo que, com mais verbas, se melhore o atendimento às crianças e adolescentes carentes e depois porque o dinheiro (que deixa de ser pago ao governo federal e vai para as entidades) acaba sendo utilizado na própria cidade, movimentando a economia local.

É o suficiente para você? Se for, então tire a bunda da cadeira e vá falar agora com seu contador. Ou passa um Whats.

 

José Carlos Botelho Tedesco (Alemão Tedesco) é advogado e mora no Oeste Paulista /
e-mail: zeum@uol.com.br /
Facebook: Alemão Tedesco e Alemão Tedesco II /
Twitter: @alemaotedesco.

 

P.S. 1 – Para quem acha que isso vai beneficiar políticos e por isso não pretende destinar parte do seu IR, vale dizer que o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que é um órgão independente, composto por pessoas dos mais variados segmentos da sociedade, órgão do qual, você leitor, pode participar se quiser.

 

 

P.S. 2 – Minha cidade, segundo estimativa da Receita Federal, tem potencial para arrecadar aproximadamente R$ 500.000,00/ano através desse mecanismo, mas não costuma chegar a 2% disso. Triste ver que somos uma sociedade em que a elite econômica, mesmo quando não lhe custa nada, só é solidária da boca para fora. Ou quando pode aparecer no Instagram.

 

 

 

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.