Ligue-se a nós

Destaque

Procon-DF diz que McPicanha não tem picanha e proíbe venda do sanduíche em Brasília

Publicado

no

A partir desta quinta-feira (28), a rede McDonald’s está proibida de comercializar o hambúrguer McPicanha, em Brasília. A decisão do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) proíbe comercialização do sanduíche por “publicidade enganosa” e foi feita após a denúncia de um consumidor, no dia 18 de abril.

A rede de lanchonetes só poderá vender o McPicanha, em Brasília, “após a correção total da publicidade sob pena de aplicação de sanção, como multa, apreensão dos produtos ou interdição do funcionamento”, diz o Procon-DF.
Fiscais estiveram nas lojas da rede de lanchonetes do Distrito Federal, durante a tarde, para notificar sobre a decisão. Eles também pediram a retirada dos cartazes de propaganda (veja vídeo acima).
Em nota, o McDonald’s lamentou que “a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informamos que haverá novas peças destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara”.
A medida é cautelar, “por causa da urgência de se coibir a prática infrativa e lesiva a uma coletividade de consumidores”, afirma o Procon-DF.
Reclamação de consumidor
A medida foi tomada depois de uma reclamação, feita no último dia 18, por um consumidor do Distrito Federal. A pessoa denunciou que o sanduíche não teria picanha na composição, conforme publicidade da empresa que lançou a nova linha de hambúrgueres em 5 de abril.
Após uma fiscalização, nesta quinta-feira (28), o Procon-DF constatou a denúncia. Na composição do lanche, não consta o corte nobre da carne, apenas um molho com ‘aroma natural de picanha’.
“A forma como o McDonald’s usa o nome ‘picanha’ em seu produto e na divulgação da campanha publicitária do sanduíche induzem ao entendimento de um produto composto pelo corte de carne picanha. Isso induz o consumidor ao erro e se caracteriza como publicidade enganosa”, diz o diretor-geral do Procon-DF Marcelo Nascimento.
Fonte: G1
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.