Ligue-se a nós

Destaque

Presidente Prudente registra terceiro caso de leishmaniose visceral em humanos

Publicado

no

A Prefeitura de Presidente Prudente (SP) confirmou nesta segunda-feira (3) o terceiro caso de leishmaniose visceral em humanos registrado neste ano e anunciou a intensificação das ações de combate à doença.

O paciente é um idoso de 78 anos, morador do Jardim Santa Clara, que estava internado até esta segunda-feira recebendo acompanhamento médico, conforme informou a administração municipal.

Os dois casos anteriores deste ano haviam sido confirmados nos bairros Residencial Monte Carlo e Alto da Boa Vista.

Diante da terceira notificação, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) seguiu as diretrizes do Ministério da Saúde, adotando medidas de controle do vetor e prevenção de novos casos.

A leishmaniose visceral é uma doença de evolução crônica transmitida pela fêmea do mosquito-palha (Lutzomyia longipalpis). Segundo o Ministério da Saúde, se não tratada, pode levar à morte em até 90% dos casos.

 

Os principais sintomas incluem:

Febre prolongada;

Aumento do fígado e baço;

Perda de peso;

Fraqueza;

Redução da força muscular;

Anemia.

Medidas de prevenção adotadas pelo município

 

Para conter a doença, a Prefeitura realiza ações como:

Limpeza de quintais e retirada de materiais que possam servir de abrigo para o mosquito transmissor, como folhas secas, restos de frutas e matéria orgânica;

Coleta de sangue de cães nas residências próximas, com autorização dos moradores;

Borrifação residual de inseticida específico;

Orientações sobre cuidados com os animais e manutenção adequada do espaço doméstico, realizadas por agentes uniformizados e identificados.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Adriana Vitório, a colaboração da população é fundamental para o sucesso das medidas de prevenção e controle da leishmaniose em Presidente Prudente.

 

 

 

Fonte: G1 – Presidente Prudente

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.