Ligue-se a nós

Destaque

Presidente da Câmara de OC fala sobre Projeto de mudança de nome da Praça Lucas Nogueira Garcez para Praça São José

Publicado

no

Recentemente deu entrada na Câmara Municipal de Osvaldo Cruz, uma propositura para mudança do nome da Praça Lucas Nogueira Garcez, a Praça da Matriz, para Praça São José, combinando com a elevação no mês de dezembro Igreja Matriz para a condição de Santuário.

O assunto tem regado polêmica e discussões nas redes sociais.

O projeto é de autoria do Vereador Antônio Bortolucci, o Tuty (DEM), presidente da Casa de Leis, que falou com a reportagem do Portal Metrópole de Notícias sobre como surgiu a ideia de propor essa mudança. “Nós tivemos essa iniciativa pelo momento que está prestes a acontecer em Osvaldo Cruz, respeitando a história, o ex-governador Lucas Nogueira Garcez, que um ex-prefeito do município quis homenagear, embora a praça tenha um apelido que é o mais usado, Praça da Matriz. Foi pensando em tudo isso, no fomento que essa elevação para Santuário religioso vai provocar com a venda dos devotos de São José, motivando um fluxo turístico, que pensamos nessa mudança.”, disse.

Segundo ainda o Presidente da Câmara, Santuário de São José e Praça da Matriz, ficaria estranho, por isso a ideia de unificar Santuário e Praça. “Eu sou católico, mas jamais pensei em fazer apologia da religião católica, até porque São José, todo cristão sabe, é pai adotivo de Jesus, logo José é de todos os cristãos, então estamos fazendo uma homenagem a José”, disse o vereador Tuty.

Ainda de acordo com Antônio Bortolucci, um novo ciclo começa em Osvaldo Cruz após o dia 07 de dezembro de 2021, com a elevação da Igreja Matriz para a condição de Santuário de São José, e todos temos que apoiar essa ideia. “Com esse projeto de Praça São José, nós estamos indicando e cobrando do poder executivo uma revitalização, para que a nossa praça seja um cartão postal, porque os peregrinos virão, e não virão para ficar um dia, e sim para movimentar hotéis, bares, restaurantes, lanchonetes, e o comércio como um todo. Nisso todos ganham. Além disso, tem também a entrada de um projeto para regularizar o segmento de artesanato no município, e em um futuro bem próximo, Osvaldo Cruz vai ganhar muito com isso. O engenheiro Lucas Nogueira Garcez está muito feliz onde ele está, pois seu nome está sendo substituído, nada mais, nada menos, que por São José, pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, e eu jamais mudaria o nome da praça se o nome fosse de uma pessoa de nossa comunidade, mas um ex-governador, que já teve sua homenagem por décadas. Hoje o momento é outro.”, finalizou o Presidente da Câmara.

 

 

 

Fonte: Metrópole FM

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.