Conecte-se conosco

Covid-19

Prefeitura de Tupã adia retorno às aulas presenciais após aumento de casos de Covid

Publicado

em

A prefeitura de Tupã (SP) decidiu adiar o retorno às aulas presenciais nas escolas públicas e particulares da cidade. De acordo com os decretos publicados nesta segunda-feira (24), a retomada das aulas do ensino fundamental, médio, técnico e superior, que estavam anteriormente previstas para o dia 7 de junho, foram adiadas para o dia 2 de agosto.

Segundo a prefeitura, o adiamento é necessário para preservar a saúde dos alunos e profissionais da educação devido ao agravamento dos casos de Covid registrados nos últimos dias.

A prefeitura informou que continuará acompanhando a evolução dos casos da doença na cidade e a data de retomada das aulas presenciais poderá ser novamente revista se houver a manutenção ou agravamento do quadro de disseminação da doença.

Nas escolas públicas, o novo decreto vai alterar apenas o reinício das aulas presenciais para o 1º e 2º ano, que estava previsto para o dia 7 de junho e passará para o dia 2 de agosto. A retomada das aulas presenciais dos demais anos não será alterada, mantendo a data anteriormente prevista, também no dia 2 de agosto.

As aulas e demais atividades presenciais prestadas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tupã (Apae) também poderão ser retomadas no dia 2 de agosto, devendo ser cumpridos, além das diretrizes gerais, os protocolos específicos emitidos pelas autoridades sanitárias e de saúde.

Já as aulas presenciais dos cursos de ensino técnico e superior da área de saúde, tanto da rede pública quanto privada, como farmácia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, educação física e biomedicina, poderão continuar sendo realizadas normalmente.

Com relação às escolas privadas, o retorno das atividades presenciais das instituições de ensino infantil para as crianças de 0 a 1 ano continua proibido, sendo permitida apenas a manutenção das atividades presenciais do ensino infantil para crianças com idade acima de 1 a 6 anos incompletos, desde que cumpridos os protocolos de saúde.

Tanto na rede pública quanto particular, ficará a critério dos responsáveis o encaminhamento das crianças e jovens do ensino fundamental e ensino médio às instituições de ensino para o acompanhamento das atividades presenciais.

Estado de emergência

Tupã foi uma das poucas cidades que, no ano passado e começo de 2021, o Prefeito Caio Aoki desafiou os critérios do Plano São Paulo e conseguiu medidas judiciais para abrir setores da economia e flexibilizar regras.

Na semana passada a conta chegou. A prefeitura de Tupã decretou estado de emergência no município, adotando novas medidas emergenciais para combater o aumento de casos de coronavírus na cidade.

O objetivo da medida, que vai vigorar nos próximos 60 dias, é reforçar as equipes de saúde responsáveis pelo atendimento aos pacientes com Covid.

Segundo a prefeitura, a Santa Casa tem enfrentado sérias dificuldades por causa do aumento de casos positivos da doença e devido ao crescimento do número de servidores nas áreas de serviços considerados essenciais afastados da função por suspeita ou contaminação pela Covid.

Para tentar solucionar o impasse, a prefeitura poderá ceder temporariamente, e em caráter excepcional, funcionários da Secretaria Municipal da Saúde e do Consórcio Regional Intermunicipal de Saúde (Cris) para ajudar nos atendimentos do hospital.

 

 

 

Fonte: G1 Bauru e Marília

Continue lendo
--Publicidade--
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.