Conecte-se conosco

Destaque

Prefeitura de Osvaldo Cruz aposta em jogos e programas educativos para acolhimento socioemocional dos alunos

Publicado

em

A prefeitura de Osvaldo Cruz (SP) contratou o Programa MenteInovadora, da Mind Lab, empresa de tecnologias educacionais, para alunos do ensino fundamental da rede municipal. O principal objetivo é desenvolver nos estudantes as habilidades socioemocionais, por meio de jogos e abordagens lúdicas no ensino. 5 escolas da rede receberão o conteúdo, que beneficiará cerca de 1.328 alunos. Os professores também farão um treinamento para aplicarem as metodologias.

O programa vai valer a partir do início desse ano letivo e será muito importante na retomada das aulas presenciais, já que, devido ao isolamento social, muitas crianças e adolescentes desenvolveram problemas como ansiedade e crises de stress, que afetam, inclusive, o relacionamento interpessoal. Os jogos de raciocínio e as situações que a metodologia propõe ajudam no desenvolvimento cognitivo e socioemocional e servirá como um importante apoio à saúde mental e equilíbrio emocional dos estudantes.

Para a prefeita Vera Lúcia Alves, o programa será fundamental para a integração e desenvolvimento dos alunos no retorno às aulas já considerando a normalização da pandemia e flexibilização. “O isolamento social foi muito duro para nossas crianças e seus familiares e o longo período longe das escolas causou um impacto muito grande nos processos de aprendizagens, mas estamos confiantes de que, com novas tecnologias e o respaldo do novo programa, retomaremos as aulas de 2022 com mais tranquilidade”, comentou. O contrato envolve ainda a distribuição de diferentes kits com materiais pedagógicos para a escola, o professor e o aluno. Todos alinhados à metodologia e que somarão ao treinamento recebido pelos professores.

O Programa MenteInovadora utiliza jogos de raciocínio em aulas dinâmicas com a mediação de professores capacitados e tem resultados comprovados no desenvolvimento cognitivo e socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real, contribuindo para conferir significado ao aprendizado e exercitando habilidades como a empatia, resiliência, capacidade analítica, equilíbrio emocional e o trabalho em equipe. A metodologia é utilizada em mais de 20 países, tais como: Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido e já atendeu milhões de alunos, garantida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Inade e a Universidade Yale.   

Sobre a Mind Lab

Mind Lab é uma empresa brasileira e líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, as metodologias e aplicações da marca ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano. É parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado no Brasil e conta com cerca de 20 mil professores certificados para aplicação de suas metodologias, em 17 estados. Com resultados comprovados em mais de 21 países ao longo de mais de 20 anos, a metodologia Mind Lab atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Osvaldo Cruz

Continue lendo
--Publicidade--
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.