Ligue-se a nós

Destaque

Polícia Militar do Estado de São Paulo completa 190 anos

Publicado

no

A Polícia Militar de São Paulo celebra, neste dia 15 de dezembro, 190 anos de história em defesa da sociedade paulista e em apoio ao progresso do estado mais importante do Brasil. São quase dois séculos de constante evolução, marcados por vários momentos importantes para São Paulo e para o país, que resultaram em uma instituição altamente profissionalizada e especializada, referência no emprego de técnicas e equipamentos, de alta performance tecnológica, nas ações de segurança pública e sempre determinada na preservação da vida e da paz social.

Desde sua criação, em 1831, como Guarda Municipal Permanente, composta por 100 homens de infantaria e 30 de cavalaria, a instituição cresceu acompanhando o desenvolvimento de São Paulo e hoje tem um contingente de aproximadamente 85 mil homens e mulheres dedicados a garantir a segurança da população e o contínuo progresso do estado.

Como uma das maiores forças de segurança pública do mundo, a PM de São Paulo construiu ao longo desse período uma estrutura técnica de gestão, capaz de oferecer, inclusive, relevantes subsídios às políticas de segurança e determinada a apresentar sempre o melhor atendimento à sociedade. “A Polícia Militar de São Paulo é uma instituição de excelência em segurança pública e um grande patrimônio da população paulista. Sua história foi construída por bravos homens e mulheres comprometidos com o bem comum, com o desenvolvimento de São Paulo e do Brasil e, fundamentalmente, com a proteção das pessoas. Parabéns pelos 190 anos”, reforça o secretário de Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos.

Um dos mais importantes componentes desse sistema, e que pode ser utilizado exemplo da evolução da Polícia Militar, é o serviço de atendimento 190 administrado pelo COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo). A central iniciou suas operações em 1910, quando a Capital somava aproximadamente 300 mil habitantes. Hoje, o 190 atende todo o estado, e uma população superior a 46 milhões de pessoas, utilizando as mais recentes tecnologias disponíveis em atendimentos de emergência. Somente em 2021, o COPOM já registrou mais de 17 milhões de chamados, de diversas naturezas. Além de garantir atendimento direto aos cidadãos, os registros do 190 também orientam as políticas de segurança e a ação das polícias no combate ao crime e na proteção das pessoas.

Especialização

A crescente demanda por serviços de segurança foi acompanhada por um processo permanente de modernização de procedimentos, inclusive com a criação de equipes especializadas, como o GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais), em 1987. O grupo surgiu a partir de um novo conceito de intervenção policial e é preparado para agir em situações consideradas de alto risco, como desarmamento de bombas e resgate de reféns.

As unidades de policiamento ostensivo e de repressão ao crime também foram aprimoradas ao longo do tempo. Desse trabalho surgiram programas como a Força Tática, de Polícia Comunitária, Escolar, ROCAM (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas), Policiamento Ambiental, Corpo de Bombeiros, o aplicativo SOS Mulher, entre outras iniciativas. Todas as regiões do estado ainda receberam unidades do Batalhão de Ações Especiais (BAEP), que atuam em padrão similar ao do policiamento de Choque e têm sido eficientes no enfrentamento ao crime organizado, em gerenciamento de crises, no policiamento em eventos e praças desportivas, no patrulhamento em áreas consideradas de risco e no controle de multidões.

Nos últimos anos, a evolução da Polícia Militar de São Paulo foi pautada principalmente pelos investimentos nos serviços de inteligência e tecnologia. Fazem parte desse planejamento, por exemplo, a aquisição de drones, armas de grande precisão para combater o tráfico de drogas, armas de menor potencial ofensivo, como as de incapacitação neuromuscular, viaturas com proteção balísticas, sistemas de informação integrados e câmeras acopladas aos uniformes dos policiais para garantir mais transparência às ações e mais proteção aos próprios policiais militares e à população atendida.

Estado mais seguro do Brasil

O resultado do trabalho dos policiais militares, em todas as suas frentes, é verificado pelos indicadores de criminalidade de São Paulo. O trabalho integrado da Polícia Militar com as Polícias Civil e Técnico-Científica garante, ao estado, os melhores índices do país, como a menor taxa de homicídios, e respostas rápidas a qualquer nova demanda em termos de segurança pública. Em 2021, as ações preventivas e ostensivas da Polícia Militar resultaram em mais de 110.000 prisões, 200 toneladas de drogas apreendidas, 6.000 armas apreendidas, 30.000 veículos recuperados.

Além das operações e ações de alto risco, os policiais militares de São Paulo também escrevem seus nomes na história, diariamente em partos e salvamentos como o executado pelo soldado José Barbosa de Andrade, em janeiro de 1999. O policial, que não sabia nadar, faleceu após resgatar uma mulher que havia caído no Rio Tamanduateí, na Capital. Ele enfrentou o risco e honrou seu compromisso para agir em situação de emergência e salvar uma pessoa. O caso rendeu um pedido de beatificação do soldado Barbosa, que está em análise pelo Vaticano.

 

 

 

Fonte: Siga Mais

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.