Ligue-se a nós

Destaque

Pix deve ganhar opção de pagamento por aproximação do celular até o fim do ano

Publicado

no

O Pix se tornou o método mais popular para pagamentos em 2023 com um crescimento de 75%, mas ainda não é possível usar o NFC para transferir quantias por aproximação. Hoje, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil, afirmou que, em breve, esta tecnologia estará disponível para transações digitais.
O anúncio foi feito durante um evento promovido pelo Valor Capital Group, em São Paulo. Nele, Campos Neto disse o Banco Central já está trabalhando em associação com o Google Pay e Apple Pay para implementar o pagamento por aproximação via Pix.
“O PIX por aproximação será possível porque vamos conectá-lo ao banco. Nós estamos trabalhando nisso agora. […] Estamos fazendo uma associação com carteiras como Google Pay e Apple Pay para que, ao invés de colocar seu cartão de crédito, você possa simplesmente colocar o PIX lá.”
O presidente do Banco Central argumenta que o pagamento por aproximação é muito utilizado pelos consumidores por ser fácil de usar, pois o Pix ainda exige o preenchimento manual dos dados ou que o usuário tenha um Código QR para receber o pagamento.
Campos Neto também defendeu a conexão entre métodos de pagamentos entre diferentes países. Como exemplo, ele citou o Nexus, da Ásia:
“Acho que a primeira etapa que veremos é a conexão entre pagamentos instantâneos. Podemos observar o que o Nexus está fazendo. Eles decidiram conectar a Singapura à Índia e agora você tem conexões acontecendo com a Tailândia, a Malásia, a Indonésia.”
Desta forma, a ideia é conectar o Pix ao Nexus no futuro para que os brasileiros consigam fazer mais transações com pessoas de outros locais com mais facilidade, tornando o Pix um sistema de pagamento global.
Por fim, o presidente do BC também revelou que o volume de transações via Pix bateu um novo recorde em 7 de junho, com R$ 206,8 milhões em um único dia, totalizando R$ 90 bilhões desde o lançamento do sistema.
Fonte: Tudo Celular
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.