Ligue-se a nós

Educação

Perto de 2 mil confirmações, OC registrava primeiro caso positivo da Covid há um ano

Publicado

no

Osvaldo Cruz, 30 de abril de 2020.

Vivendo ainda o início da pandemia do novo coronavírus, foi exatamente nesta data em que uma contraprova do Instituto Adolfo Lutz confirmava o primeiro caso positivo da doença em Osvaldo Cruz.

A vítima era um homem, à época com 47 anos e que trabalhava em Lucélia.

A então secretária de Saúde, Ivete Conca, foi quem anunciou o resultado positivo.

Naquele dia, Osvaldo Cruz tinha: 01 caso positivo, 03 casos suspeitos, 07 descartados, 11 monitorados e 71 monitoramentos encerrados.

Um ano depois, assim como em todo o país, os números da pandemia cresceram e, hoje, em 30 de abril de 2021, Osvaldo Cruz tem, conforme anunciado nesta quinta-feira (29) pela secretaria de Saúde, 1994 casos confirmados.

Deste total, Osvaldo Cruz tem 1842 pacientes recuperados – o que representa 92,3% dos casos – taxa, essa, que segue acima da nacional que fechou a quinta-feira com 90,1% dos pacientes recuperados (mais de 13,1 milhões).

O boletim desta quinta-feira ainda aponta para:

  • 63 óbitos
  • 89 pacientes em isolamento domiciliar
  • 20 pacientes em isolamento hospitalar
  • 85 casos suspeitos
  • 2693 casos descartados
  • 100% de ocupação na UTI
  • 51% de ocupação na clínica médica (11 de 21 leitos)

O que mudou em um ano?

Leitos de UTI estão na Santa Casa de OC que recebe, ainda, pacientes de outros municípios

Além da crescente em casos confirmados, muita coisa mudou em Osvaldo Cruz 365 dias após a confirmação do primeiro caso, principalmente com relação a estrutura de atendimento na rede de Saúde.

Hoje, Osvaldo Cruz conta com:

  • 10 LEITOS DE UTI
  • 21 LEITOS DE CLÍNICA MÉDICA
  • 03 LEITOS DE PEDIATRIA (PARA CASOS EM CRIANÇAS)
  • UMA UNIDADE SENTINELA, PARA ATENDIMENTO ESPECÍFICO EM CASOS DE COVID

Além disso, houve uma reformulação no sistema de atendimento nas unidades de Saúde da Família, para auxiliar no combate à doença.

Desde o dia 24 do mês passado, os atendimentos foram divididos em dois períodos:

  • Na parte da manhã, das 7h às 11h as unidades realizam atendimentos a pacientes sem sintomas ligados à Covid-19;
  • Período da tarde, das 13h às 16h ficará reservado apenas para pacientes com sintomas gripais e de Covid-19.

Vacinas

A grande notícia, porém, é com relação à vacinação que de acordo com o Vacinômetro do Governo do Estado, alcançou 11.094 pessoas, sendo:

  • 939 em primeira dose
  • 155 em segunda dose

Kit-Intubação e Consórcio

Não falta Kit Intubação na Santa Casa de Osvaldo Cruz.

Graças a um esforço diário, a equipe do hospital, mesmo diante das dificuldades encontradas principalmente no mercado nacional, tem trabalhado para manter o hospital com a máxima capacidade possível dos medicamentos.

“Estamos bem, devido um trabalho intenso realizado pela Thelma, que é a nossa farmacêutica, juntamente com toda equipe, que trabalha arduamente para conseguir essa medicação”, destacou a diretora administrativa da Santa Casa, Regina Pontelli.

Mesmo assim, o município foi incluído pelo Governo do Estado de São Paulo, em um consórcio internacional para importação dos medicamentos que compõem o Kit-Intubação.

O kit é composto por sedativos, neurobloqueadores, musculares e analgésicos opióides – insumos básicos para realizar a intubação.

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.