Conecte-se conosco

Destaque

Osvaldo Cruz registrou dois casos positivos de dengue em 2021

Publicado

em

Osvaldo Cruz registrou apenas dois casos positivos de dengue em 2021. A informação foi repassada nesta terça-feira (18) pela Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz para a reportagem do Portal Metrópole de Notícias.

Situação bem diferente do ano passado, onde no último balanço divulgado no dia 30 de dezembro, o município apresentava 981 casos da doença no ano de 2020.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o médico veterinário Marcelo Cândido, responsável pelo controle de vetores e encarregado da Vigilância Epidemiológica do município, que fez um alerta preocupante. “A verdade é que as pessoas criam o mosquito dentro de casa o que independe das chuvas para facilitar a procriação do mosquito Aedes Aegypti. A população preserva os ovos do mosquito nos vasos, nos ralos, e eles são resistentes, capazes de ficar longos períodos a baixa umidade, então ao molhar as plantas acumulando água, os ovos vão eclodir e os casos de dengue aparecem.”, disse.

Marcelo Cândido disse ainda que as equipes atuam todos os dias fazendo visitas, coleta mecânica dos criadouros com aplicação de larvicidas, e a pessoa pode também procurar a vigilância epidemiológica quando precisar de orientação.

Confira algumas dicas:

– Manter os quintais limpos, jogar fora o que não é utilizado e eliminar recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

– Retirar água dos pratos de plantas;

– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Instalar telas de proteção em janelas e portas, afastando o mosquito de ambientes internos;

– Usar repelente de inseto adequado a cada faixa etária.

 

 

 

 

Fonte: Metrópole FM

Continue lendo
--Publicidade--
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.