Ligue-se a nós

APEOESP

Orientações para docentes que pertencem ao grupo de risco quanto ao trabalho presencial

Publicado

no

 

De acordo com o Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria/ CGRH/COPED nº 81, de 26/1/2021, professor ou professora que pertença ao grupo de risco para Covid-19 deve apresentar atestado médico com indicação dessa condição para que não tenha que retornar de forma presencial às escolas. Para quem é idoso, basta fazer uma declaração de que é idoso.

Os integrantes do grupo de risco prestarão serviço mediante teletrabalho.

Pertencem ao grupo de risco, por expressa disposição de Decreto Estadual:

I – idosos na acepção legal do termo, por contar com idade igual ou superior a 60 (sessenta anos);

II – gestantes;

III – portadores de doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, hipertensão ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico.

De acordo com o Comunicado:

1 – Quem é idoso, basta fazer a declaração de que é idoso e não volta presencial;2 – Quem é gestante, apresenta atestado de que é gestante; 3 – Quem tem uma das doenças elencadas no inciso III do Decreto (doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, hipertensão ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico) precisa do atestado indicando que é portadora de uma dessas doenças, tem que constar o CID e também que é arriscado retomar as atividades.

 

APEOESP solicita ampliação dos prazos

O prazo estipulado para apresentação dos atestados é o dia 05/02/2021, o que leva a uma reclamação generalizada na categoria quanto à exiguidade, considerando a situação de pandemia, a demora para agendamento de consultas no IAMSPE e outros serviços públicos de saúde e até mesmo por meio de convênios médicos.

Assim sendo, a APEOESP entrou em contato coma CGRH/SEDUC para solicitar a dilatação do prazo. Em resposta, a CGRH informou que emitirá orientação às Diretorias de Ensino no seguinte sentido:

l Os professores que já apresentaram atestados em data anterior devem, até o dia 5/2, reapresentá-lo, anexando comprovante de agendamento de nova consulta.

O novo atestado deve estar de acordo com o solicitado pela SEDUC no Comunicado, que reproduzimos anexo. Complementarmente, orientamos:

l Professores do grupo de risco que ainda não possuem atestado devem comunicar que não participarão das atividades presenciais e que estão providenciando o respectivo atestado.

Caso a escola não aceite a declaração ou qualquer dos documentos, o(a) professor(a) deve procurar o Departamento Jurídico do Sindicato para ingressar com ação judicial.

Caso haja novas decisões da SEDUC a esse respeito a APEOESP divulgará novas orientações.

 

 

Fonte: APEOESP informa urgente nº15

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.