Ligue-se a nós

Geral

OMS estabelece critérios para países saírem de quarentena por covid-19

Publicado

no

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estabeleceu critérios para o relaxamento de medidas de distanciamento social adotadas pelos países como resposta à propagação do novo coronavírus pelo planeta, provocando uma pandemia de covid-19.

De forma geral, o relaxamento das quarentenas precisa ser lento e gradual, uma vez que “a curva de contágio do vírus cresce rápido, mas diminui muito mais devagar”, afirmou o diretor-geral Tedros Adhanom nesta segunda-feira (13). A palavra central, para a OMS, é “controle” sobre as infecções.

O guia completo com as orientações aos sistemas nacionais de saúde será publicado na terça-feira. “Só podemos dizer o que sabemos e só podemos recomendar o que sabemos”, comentou Adhanom, ressaltando que o conhecimento científico gerado pelos diferentes países sobre o comportamento deste novo coronavírus é indispensável para fundamentar decisões sobre o combate à pandemia.

Países começam a rever quarentenas

Um dos países mais afetados pela pandemia, a Espanha iniciou uma terceira fase da quarentena nacional, retornando às medidas iniciais e mais leves, que permitem que setores como construção civil e indústria retomem atividades. Uma parte do plano de retomada espanhol inclui a distribuição de máscaras para os trabalhadores e manter escolas, universidades, comércio e hotelaria fechados, além da proibição de qualquer tipo de evento público.

Outros países duramente afetados, como a Alemanha e o Irã, também já avaliam a possibilidade de rever regras de isolamento.

Durante a coletiva de imprensa diária da OMS, o diretor-geral, Tedros Adhanon, apresentou um resumo dos seis critérios que devem ser avaliados pelos diferentes para decretar ou não o relaxamento de medidas de distanciamento social, como quarentenas ou isolamento social.

Seis critérios devem ser avaliados pelos países

A primeira questão é ter dados que confirmem que a transmissão do coronavírus está controlada. A segunda, é que o sistema de saúde do país tenha retomado sua capacidade para atender pacientes ao mesmo tempo em que testa possíveis novos casos, promove o isolamento de pessoas infectadas e identifica outras que podem ter tido contato.

Outro critério para relaxar as quarentenas é que os locais de risco estejam sob controle estrito, como por exemplo unidades de saúde e casos de repouso.

Além disso, é necessário que medidas de proteção estejam sendo tomadas em locais de trabalho, escolas e outros locais que possam voltar a ter atividades. O manejo de casos importados também precisa ser mantido.

O último critério fundamental é que as comunidades estejam cientes e engajadas para seguir as novas medidas, o que significa também prover os meios para que o conjunto da população possa se proteger por igual.

A OMS tem repetidamente chamado a atenção para o atendimento de populações carentes ou vulneráveis, ou seja, que os governos deem condições financeiras e práticas par que estas pessoas também se protejam durante a pandemia.

“Os estudos mostram que os riscos de reintrodução ou ressurgimento seguirão existindo”, diss Adhanom. “Só vamos controlar realmente o vírus depois que tivermos uma vacina.”

R7

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.