Ligue-se a nós

Cidades

OC é o 51º município brasileiro em ranking de governança municipal

Publicado

no

Osvaldo Cruz ficou com a 51ª posição do Brasil no ranking que aponta o IGM (Índice de Governança Municipal), realizado pelo CFA (Conselho Federal de Administração), no último mês de agosto. Levando em consideração os municípios paulistas, Osvaldo Cruz aparece em 26ª lugar.

Na Nova Alta Paulista, Adamantina ocupa a 3ª colocação no grupo que leva em consideração cidades com mais de 20 mil habitantes e menos de 50 mil, produto interno bruto (PIB) per capita acima de R$15.463, atrás de Adamantina e Dracena.

Osvaldo Cruz teve como nota do IGM 7,79, que é formado por três indicadores: FINANÇAS, GESTÃO E DESEMPENHO.

Em finanças, OC teve nota 5,84.

Em gestão a nota foi de 7,74.

Já em desempenho, a nota foi de 8,37.

SOBRE O IGM/CFA

Conforme informações disponíveis no site igm.cfa.org.br, o IGM que foi criado em 2016 e está em sua quarta edição leva em consideração três dimensões para apontar uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros que são: Finanças, Gestão e Desenvolvimento.

O objetivo do IGM é expandir o debate sobre a importância da gestão para a promoção do desenvolvimento municipal. Para a elaboração do índice, o CFA recorre a dados secundários de áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras.

Esses dados municipais foram extraídos de bases públicas como IBGE, PNUD, STN e DATASUS.

Conforme o CFA, para a construção do índice foi preciso manipular mais de 650 mil linhas de dados de 10 bases diferentes consideração a seleção dos indicadores, a extração dos dados, a definição dos grupos, definição de metas, verificação de outliers, cálculo da nota, cálculo dos indicadores, dimensões e nota geral.

COLABOROU PARA ESSA MATÉRIA: IMPACTO NOTÍCIAS

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.