Conecte-se conosco

Destaque

Município de Osvaldo Cruz adota protocolos da Secretaria Estadual de Educação para todas as instituições de ensino

Publicado

em

Após uma reunião com vários segmentos da própria Prefeitura e diante de demandas e dúvidas de escolas públicas e particulares, o Município de Osvaldo Cruz decidiu adotar o documento orientador da Secretaria Estadual de Educação como protocolo para suspensão ou não de atividades em todas as escolas e creches e instituições de ensino do Município.

Desta forma, as instituições de ensino devem priorizar e receber 100% dos estudantes de forma presencial e há a obrigatoriedade da frequência.

A exceção de presença apenas para os casos de estudantes de grupo de risco da COVID-19, ou seja, quem tem comorbidades e que não estejam com esquema vacinal completo contra a COVID-19, estudantes com comorbidades que não aptos à vacinação contra COVID-19 ou tenham atestado médico com contraindicação para a vacinação contra a doença e ainda as gestantes, independentemente de estarem imunizadas contra COVID-19.

Os pais ou responsáveis de estudantes que se enquadrem nas condições descritas como exceções devem apresentar atestado médico indicando o impedimento de
comparecer às aulas presenciais e ainda apresentar declaração comprometendo-se com a participação destes alunos em atividades remotas.

Neste ano, os responsáveis legais pelos estudantes devem apresentar o comprovante de vacinação completa contra Covid-19 do aluno durante o 2º bimestre, entre 25 de abril e 3 de julho.

Pelo novo protocolo não deve ocorrer mais fechamento de escolas.

Em caso de suspeita ou confirmação de Covid-19 entre alunos:

– não devem ir à escola e procurar o serviço de saúde;

– as famílias devem comunicar às unidades escolares;

– se um estudante apresentar sintomas de COVID-19, a escola deverá comunicar os pais para buscá-lo;

– se um estudante tiver contato com alguém sob suspeita de COVID-19, poderá frequentar a escola;

– se um estudante ou profissional da educação testar positivo para COVID-19, a escola deverá identificar a pessoa;

– se o aluno ou funcionário tiverem contato com alguém com Covid, a escola deve orientar uma quarentena por 7 dias e não frequentar a escola.

– se o estudante “contactante” realizar o teste de Covid e o resultado der negativo, poderá retornar à escola, se estiver sem sintomas.

Em caso de sintomas ou positivos entre os alunos:

O estudante com sintomas ou positivado deverá ficar em isolamento por 7 dias e não frequentar a escola.

Funcionários suspeitos ou confirmados – deverão ficar em regime remoto por 3 dias, renovável por mais 3.

No 7º dia de afastamento, se o funcionário não estiver mais com sintomas, mesmo sem o resultado do teste ou exame, deverá retornar ao trabalho presencial.

Caso o trabalhador da área da Educação não esteja mais com os sintomas e para retornar as atividades presenciais após o 5º dia de isolamento. O interessado deverá apresentar resultado negativo de teste da Covid-19 neste caso.

Entretanto se o colaborador apresentar atestado, deverá ser afastado das atividades pelo período estipulado pelo médico.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Osvaldo Cruz

Continue lendo
--Publicidade--
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.