Conecte-se conosco

Destaque

Mães de filhos diabéticos doam materiais e socorrem menino de Lucélia insulino dependente

Publicado

em

Mães de filhos portadores de Diabetes Mellitus Tipo 1 se solidarizaram com o drama vivido por uma família de Lucélia e fizeram nesta terça-feira (28), a doação de insumos e materiais que agora garantem a continuidade do tratamento de um menino de 4 anos, morador na cidade, que é insulino dependente.
O fornecimento dos medicamentos pela saúde pública deveria ocorrer dentro do que é direito constitucional do cidadão, mas a família do garoto precisou entrar na Justiça para assegurar que o menino pudesse ter acesso a medicamentos, insumos e outros materiais adequados às suas necessidades, em razão da doença, como mostrou nesta segunda-feira (27) o Aqui Lucélia.
Segundo o pai do menino, o contador Leandro Menezes Capetta, a decisão da Justiça, na Comarca de Lucélia, foi em fevereiro deste ano, onde um mandado de segurança determinou que a saúde pública fornecesse os medicamentos e os demais itens relacionados em laudo médico que fez parte dos autos. O fornecimento, todavia, segundo o pai, não ocorre com a regularidade, o que põe em risco a saúde da criança.
Leandro disse que neste mês de setembro foi fornecido apenas parte dos materiais. Com o passar dos dias, sem resposta nem solução pelo poder público, viu a disponibilidade dos medicamentos e demais insumos reduzindo diariamente, em casa, em razão do uso continuado e monitoramento 24 horas do filho, quando então decidiu procurar a Polícia Civil e relatar o não cumprimento da determinação da Justiça. O juízo da Comarca também deve ser informado, nos autos, sobre esses novos fatos.
QUANTIDADE EM CASA ERA SUFICIENTE APENAS PARA ESTA TERÇA-FEIRA
A agonia dos pais do menino ficou ainda mais dramática com o fim dos insumos usados no tratamento da criança, suficientes até esta terça-feira. Sem a retaguarda do poder público, assegurada constitucionalmente, e mesmo com o mandado de segurança vigente, o alívio temporário, e urgente, chegou pela iniciativa solidária de mães, na região, que também têm filhos com Diabetes Mellitus Tipo 1 e se sensibilizaram, fazendo a doação dos materiais que agora garantem a continuidade do tratamento do morador luceliense, por um novo período.
O não tratamento da Diabetes Mellitus Tipo 1 ou a interrupção do tratamento pode trazer consequências graves e até fatais ao paciente, com risco de cegueira, acidentes vascular cerebral, gangrena dos membros inferiores e confusão mental (que pode desencadear acidentes ao paciente), e ainda evoluir para a fatalidade.
Fonte: Nossa Lucélia
Continue lendo
--Publicidade--
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.