Ligue-se a nós

Politica

Luizinho Gumiero é pré-candidato a prefeito

Publicado

no

Ex-vice-prefeito de Osvaldo Cruz em duas oportunidades (2009-2012 e 2013-2016), e atualmente vice-presidente da Câmara, Luizinho Gumiero (PV) é, oficialmente, pré-candidato a prefeito.

A informação foi publicada pelo portal Ocnet.

Nos bastidores, porém, os últimos dias já apontavam para essa caminho.

“Eu já tive a oportunidade de participar de duas campanhas majoritárias e com sucesso como Vice-Prefeito, estive no Poder Executivo, agora recentemente presidi a Câmara Municipal e me sinto preparado para este momento que Osvaldo Cruz vai precisar de pessoas com experiência”, disse Gumiero ao Ocnet.

Trajetória política

Luizinho Gumiero tem uma trajetória curta na política local.

Seu nome começou a ganhar projeção no início dos anos 2000, quando ele, no cargo de presidente do Azulão, foi o presidente nos três acessos do Osvaldo Cruz Futebol Clube (2005, 2006 e 2009).

Em 2008, com Valtinho, foi eleito pela primeira vez. Já em 2013, foi eleito com Mazucato em eleição suplementar.

Por fim, em 2016, foi eleito vereador pela primeira vez. Na Câmara, foi presidente no biênio 2017-2018 e entrou para a história por ser o presidente que oficializou a compra do atual prédio do Legislativo, na rua Fernando Costa.

PV tenta desvincular imagem de parceiro do PSDB

A notícia de que Luizinho Gumiero é pré-candidato a prefeito é mais uma ação do PV na tentavia de desvicular, de vez, sua imagem de parceiro do PSDB.

É que desde a eleição de 2008, quando Luizinho foi eleito vice-prefeito pela primeira vez, ao lado do ex-prefeito Valtinho, PSDB e PV fizeram dobradinhas de sucesso. Tanto que nas eleições de 2012 a dupla venceu outro pleito. Com a cassação de Valtinho, houve eleição suplementar em 2013 e Luizinho, desta vez, foi vice na chapa que elegeu Edmar Mazucato (PSDB) prefeito pela primeira vez.

Em 2016, diante da impossibilidade de uma nova reeleição de Luizinho como vice, o PV manteve a parceria com o PSDB e indicou o então presidente da Câmara, Adilson Ballardini para ser o vice de Mazucato – que seria reeleito. Luizinho foi eleito vereador.

Porém, desde 2017 o PV, que elegeu em 2016 quatro vereadores, vem tentando buscar outros caminhos.

O primeiro passo foi apoiar a eleição de Homero Massarente (MDB) à presidência da Câmara, em 2018, na disputa com o situacionista Pedrinho da Granol (PRB).

Desde então, o PV passou a atuar mais próximo da oposição. Tanto que, na janela partidária, período de troca de partidos que terminou em abril deste ano, o vice-prefeito Adilson Ballardini e o vereador Lucas Hirano deixaram a sigla e migraram para o PSDB e PSD, respectivamente.

Quatro candidatos

Com a pré-candidatura de Gumiero, o cenário aponta para possíveis quatro candidatos a prefeito em Osvaldo Cruz:

  • Cícero Tripolloni (PSDB)
  • Vera Morena (PP)
  • Marcelo Brumatti (PATRIOTA)
  • Luizinho Gumiero (PV)

 

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.