Ligue-se a nós

Cidades

Lucélia tem primeiro caso positivo para Covid-19 com morte de paciente

Publicado

no

LUCÉLIA – Em uma live transmitida no começo da noite deste sábado (18), a Prefeitura de Lucélia confirmou o primeiro caso positivo para novo coronavírus (Covid-19), na cidade, com a morte do paciente, morador no município, que estava hospitalizado na Santa Casa da cidade.  O anúncio foi feio pelo prefeito da cidade, Carlos Ananias Junior.

O paciente tinha todos os sintomas e a equipe médica que atendeu o paciente recomendou a realização de exames. Para agilizar, a Prefeitura decidiu por contratar um laboratório particular, que atestou positivo para a doença. Também são aguardados exames de contraprova.

Familiares e outras pessoas que tiveram contato com o paciente são monitoradas pelo serviço de saúde da cidade.

Com a morte confirma de um paciente da cidade, Lucélia tem agora seis casos suspeitos, aguardando resultados de exames pelo Instituto Adolfo Lutz. Desses seis casos suspeitos, três são de pacientes que foram a óbito.

Não há caso na penitenciária

Nos últimos dias também circularam informações extraoficiais de que haveriam casos positivos para Covid-19 entre os detentos da Penitenciária de Lucélia, inclusive com morte. A reportagem do Aqui Lucélia fez contato com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), que desmentiu. “A informação não procede. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) esclarece que não há registro de presos mortos por coronavírus na Penitenciária de Lucélia”, afirmou a assessoria de imprensa do órgão.

Mobilização da saúde

Na live, as autoridades municipais e técnicos da área de saúde destacaram que população acolha as orientações para promover o isolamento social, condição preventiva defendida para dificultar a disseminação do vírus.

Entre outras medidas preventivas ressaltadas pelas autoridades estão a higienização de mãos com sabão e álcool gel e orientação para que todos usem máscaras de proteção. Em relação às máscaras, o município deve editar um decreto formalizando a recomendação.

Ainda sobre as máscaras, as autoridades e técnicos pediram que as pessoas deixem as máscaras cirúrgicas para os profissionais da saúde, face a dificuldades para encontrar fornecedores, dada a grande demanda em todo o país. Nesse sentido, a orientação é pelo uso de máscaras de tecido, de confecção caseira.

Já os representantes da Santa Casa de Lucélia destacaram que foram adotados todos os procedimentos técnicos, recomendados pelo Ministério da Saúde, no manuseio dos pacientes e da equipe. Foi destacado que o hospital está mobilizado e recomendou que pessoas com sintomas da doença, sobretudo com dificuldades para respirar, que procurem a Santa Casa.

Siga Mais

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.