Conecte-se conosco

Poesia Somos

Livro: Toda Mafalda

Publicado

em

LIVRO: TODA MAFALDA

 Para quem está iniciando a vida de leitor, apresento-lhes um livro fascinante: “Toda Mafalda”  –  Livro é de quadrinhos.

E por que iniciar a nossa leitura, por quadrinhos? Exatamente porque trata-se de uma leitura leve, muitas vezes despretensiosa e, extremamente enriquecedora, principalmente se o quadrinho se tratar de Mafalda – ainda, é uma leitura que não cansa, que não tem início, meio ou fim.

Neste aspecto é importante ressaltar que as histórias em quadrinhos têm o objetivo de contar uma história, ficcional ou não, que representa feitos da humanidade em sua época. Mafalda, possui a peculiaridade em suas narrativas por ser uma criança e saber muito mais de política do que muitos adultos, inclusive suas falas são objetos de estudo e, não rara as vezes em que alguma de suas tirinhas aparecem em provas de vestibulares, ainda, nas palavras de Mauricio Eugênio Maliska e Silvana Colares Lúcio de Souza, no artigo, “Os efeitos de sentido da ironia e do humor: uma análise das histórias em quadrinhos da Mafalda”, publicada na Revista Recorte, ISSN 18074-8591 em junho de 2014, nos relata:

“As histórias em quadrinhos, assim como outras demonstrações da linguagem, resgatam e retratam em suas imagens a memória sociocultural individual e global de um determinado contexto histórico. A partir dos discursos latentes e notórios, as histórias em quadrinhos, principalmente as tirinhas da Mafalda, tem a intenção de despir o cotidiano da sociedade, princípios, experiências, lapsos, mazelas e arrogância essencialmente humanas. O discurso é ainda enredado pelo humor e pela ironia, crítico, aparentemente inofensivo, é sustentado pelos acontecimentos e também permite a manifestação de efeitos de sentido que promovem representações necessárias para ver e dizer o mundo. Portanto, a neutralidade do discurso é uma ilusão, uma vez que ele envolve o histórico e o ideológico e que, “numa realidade social e histórica, em que se é obrigado a reconhecer que sempre se ocupam determinadas posições (e não outras) no conflito constitutivo das relações sociais, não se pode fazê-lo neutramente”

Mafalda, uma figura politizada, indigna-se e critica os amigos sob diversas questões de sua vida e de seu cotidiano, ela não é mais um personagem dos quadrinhos ela é, “a personagem dos anos sessenta” e o adjetivo que a melhor descreve é, contestadora, pois recusa o mundo real, tal como ele é.

Mafalda é sul-americana (o autor, Quino, é argentino), ou seja, pertence a um país repleto de contrastes sociais, na verdade ela tem ideias confusas em questão de política, não consegue entender o que acontece no Vietnã, são sabe por que existem pobres, desconfia do Estado e tem receito dos chineses. Tem certeza apenas de uma coisa, não está satisfeita!

O Livro Toda Mafalda, apresenta da primeira ao último quadrinho de Mafalda, que ainda nos parece atuais, mesmo que a primeira tirinha tenha sido publicada em 1963, sendo que a personagem fez-se presente em solo brasileiro, a partir de 1981.

Ler Mafalda é questionar sobre o mundo em que vivemos e o que estamos ensinando às crianças. Trata-se de uma leitura enriquecedora, curiosa e novamente, contestadora.

Espero que vocês tenham gostado da dica e aproveitem a leitura.

Um grande abraço e até a próxima.

Larissa Françozo

 

Ficha técnica:

Título: Toda Mafalda

Autor: Quino

Editora: Martins Fontes

Preço médio: R$ 130,00

 

Continue lendo
--Publicidade--
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.