Língua de Trapo
Língua de Trapo 007/2020
Quem fala demais, dá bom dia a cavalo – “Amanhã vai aumentar de dez a 15 casos [de Covid-19 confirmados em Osvaldo Cruz]…”, assim começa o áudio da servidora municipal Silvana Vitoretti, amplamente compartilhado no WhatsApp na última terça-feira, 8. Posteriormente, Silvana divulgou um segundo áudio afirmando que o primeiro áudio não era verdadeiro, mas que na verdade esse primeiro áudio era só para amedrontar sua mãe e seu padrasto, que são idosos, no intuito que os mesmos melhor se prevenissem na pandemia do novo Coronavírus. Notoriamente, pelo tom de sua voz em seu segundo áudio, Silvana deve ter levado uma bronca muito grande do prefeito Edmar Carlos Mazucato (PSDB) e/ou da secretária municipal de Saúde, Ivete Conca (da qual Silvana menciona no segundo áudio como alguém que “não teve nada a ver com isso [referindo-se ao primeiro áudio]”).
400% em cinco dias – Na sexta-feira passada, 3, Osvaldo Cruz confirmava 12 casos de Covid-19; na segunda-feira, 7, esse número saltou para 22; na terça-feira, 8, subiu para 36; por fim, ontem, 9, foi para 48 – ou seja, um aumento de 400% de casos de Covid-19 confirmados em apenas cinco dias. É interessante que no primeiro áudio que “vazou” da servidora municipal Silvana Vitoretti na terça-feira, 8, ela começava dizendo que no dia seguinte iria aumentar de dez a 15 casos e, de fato, aumentou dentro dessa margem por ela estipulada: 12. Ou seja, por um lado, Silvana errou ao passar à frente da Secretaria Municipal de Saúde e da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Osvaldo Cruz, expondo informações de setores fora de sua área de atuação no Poder Público, todavia, ao que tudo indica, o primeiro áudio de Silvana, que ela disse ser falso, contém verdades. Já o segundo áudio, que ela disse que este sim é o verdadeiro, é falso.
Hipocrisia – Desde o momento em que algum pensador famoso apresentou o termo “lugar de fala”, pessoas que se veem como integrantes de algum movimento qualquer que seja passaram a se ver em condições de mandar tudo e a todos calarem a boca e apenas ouvirem o que tem a dizer. É comum feministas dizerem que um homem não pode falar sobre o feminismo, pois ele não é mulher, logo, não está em seu “lugar de fala”. Pensamento este mesquinho, medíocre e hipócrita, diga-se de passagem. O feminismo tem sim seus méritos, merece respeito e é digno de aplausos por diversas conquistas, entre elas, a luta pelo direito da mulher poder votar. Agora, dizer que homem não deve expor o que pensa sobre o feminismo, que não pode fazer sua análise sobre as mais diversas manifestações que pessoas que se dizem ligadas a este movimento promovem no Brasil e no mundo, que este não é o “lugar de fala” do homem e que tudo o que o homem fala a respeito se resume a senso comum, é no mínimo uma hipocrisia das grandes. Nessa linha de raciocínio, héteros não podem dizer o que pensam sobre gays (nem vice-versa); brancos não podem se manifestar sobre o racismo (nem negros sobre a “raça ariana”); mulheres não podem falar sobre a 1ª e a 2ª guerra mundial (já que elas não estiveram em um campo de batalha); homens não podem falar sobre parto (já que eles não geram filhos em seu ventre)… enfim, quem quer calar os outros com “lugar de fala” geralmente são pessoas que gostam de falar o que querem mas não têm o mínimo respeito de ouvir o que o seu próximo tem a dizer. Hipócrita.
Exclusivo – Afinal, o vereador Adenilson Aparecido Barbosa, o Exclusivo (DEM) será candidato a que nesta eleição: vereador, vice-prefeito ou prefeito? Nas redes sociais, Exclusivo tem dado algumas indiretas que tem pretensões que podem ir além da de ser vereador novamente, como uma foto sua com o prédio da Prefeitura de fundo e com a frase “agora vai”. Será?
Eleições 2020: reeleição – Por falar em eleições, não são todos os atuais 13 vereadores de Osvaldo Cruz que disputarão uma reeleição neste ano. Homero Silles (PSD), por exemplo, afirma que este é seu último mandato. O mesmo já foi dito por Pedro de Souza Brito, o Pedrinho da Granol (Republicanos). Por outro lado, o presidente da Casa, Homero Morales Massarente (MDB) e os vereadores Exclusivo, José Roberto de Alvarenga Pazotto (PV), Luiz Antônio Gumiero, o Luizinho (PV) e Luis Ricardo Spada Bonfim, o Bitinha (PSDB) são possíveis pré-candidatos a prefeito e/ou vice. Lucas Canola Hirano (PSD) é incerto – dizem as más línguas que ele tem a intenção de apenas finalizar o atual mandato. Por fim, os que provavelmente se candidatarão à reeleição são: Airton de Souza, o Airton da Usina (PSDB), Fábio Bertassi, o Palhaço Parafina (PV), Gilma de Fátima Correia Martins (PSDB), Roberto Amor Lhana (PV) e Valdemir Aparecido Anselmo (PP).
P.S. – O foco da Área Azul não é gerar emprego. O foco da Área Azul é ajudar a organizar o trânsito. Geração de emprego tem que vir através de indústria e comércio. Um pena que boa parte dos vereadores de Osvaldo Cruz não conseguem enxergar isso. Inté…