Língua de Trapo

Língua de Trapo – 004/2024

Publicado

no

Presidência da Câmara – A vereadora Carolina Castilho Rossi, a Carol Rossi (Podemos), escreveu em uma rede social uma série de frases em que generaliza o perfil da classe política local como “gente suja”. Ao mesmo tempo, na visão da vereadora, deixa a entender que só ela, entre todos os políticos locais, tem princípios e valores, à medida em que escreve ter “princípios” e que os segue a vida toda e que “isso afasta gente suja”. A vereadora, reeleita com 458 votos nas eleições deste ano, sinaliza se referir às negociações políticas pela presidência da Câmara Municipal, que deve ocorrer no dia da posse, 1º de janeiro de 2025, ao mencionar “sujos fazendo as sujeiras políticas” e que pela sua vontade gostaria de “expor tudo”, porém dá um passo atrás por entender ser “muito complicado lidar com gente safada” e que “ameaças é o que mais acontece”.

 

São sujos mas votem em mim – Nos bastidores, Carol Rossi aparece como uma pré-candidata à presidência da Câmara e para se eleger precisa de alguns dos votos dessa “gente suja”. Ou será que a vereadora supõe que conseguirá o cargo apenas com seu próprio voto? Porém, ela mesma se colocou em uma situação complicada quando deposita num mesmo lugar comum políticos adversários, inclusive do seu próprio partido e grupo.

 

Dois pesos, duas medidas? – Num passado não muito distante, quando Marcelo Brumatti era o líder do grupo da terceira via nas eleições anteriores, manteve-se até o final a ideia de candidatura de um presidente da Câmara que fosse do próprio grupo. Nessa última eleição, Marcelo Brumatti retirou sua pré-candidatura a prefeito onde foi julgado por muitos do próprio grupo como “vendido” (e amarga até hoje esse título). Será que o mesmo grupo que condenou Brumatti por acharem que ele estava se aliando ao grupo do ex-prefeito Edmar Mazucato (PSDB) concorda que agora sejam feitas alianças com os vereadores eleitos do grupo de Mazucato para poder eleger Carol Rossi como presidente da Câmara? Se Carol compor chapa com o grupo de Mazucato não estaria dando um tiro no pé, à medida em que deposita numa mesma vala todos os vereadores e ainda os demais políticos da cidade? Afinal, a vereadora diz que ocorrem “barganhas e compras por presidentes capachos”. Terá Carol força e coragem para manter sua candidatura e não negociar com ninguém?

 

Outra pergunta – Por outro lado, caso Carol já tenha negociado algum cargo em algum dos lados na disputa para ocupar uma cadeira na futura Mesa Diretora da Câmara, como ela pretende se relacionar com os colegas de Câmara e a atual administração? Ou mesmo com deputados, secretários, governador de Estado e assim sucessivamente se, em sua visão, nem ela mesma sabe “o que está fazendo no meio dessa gente suja”?

 

Muito cacique – Em um passado não muito distante, o atual presidente da Câmara, Gerson Credendio, o Juca (PP), foi eleito com o voto do vereador Adenilson Aparecido Barbosa, o Exclusivo (PDT). Ainda em um passado não muito distante, o então vereador Luiz Antônio Gumiero, o Luizinho (PSDB), também fora eleito presidente da Câmara com o voto de Exclusivo. Juca e Exclusivo foram reeleitos nas eleições deste ano, assim como, Luizinho foi eleito para retornar como vereador a partir de 1º de janeiro de 2025. Agora que anunciou aos quatro cantos que é candidato a presidência da Câmara, terá Exclusivo o apoio daqueles que um dia ele votou, ou serão todos candidatos à presidência da Câmara?

 

Será que o grupo da prefeita está unido? – Relembrando o passado novamente, na última eleição para presidente da Câmara, Juca e Exclusivo pertenciam a um mesmo grupo político, liderado pela prefeita Vera Lúcia Alves, a Vera Morena (PP) e Vera pediu ao grupo para votarem em Juca, o que o grupo acatou. Desta vez, todos estão novamente em um mesmo grupo e Vera declara seu apoio a Exclusivo. Juca irá acatar?

 

Mais um – Outro que cogita a presidência da Câmara é o estreante na vida política, Marcelo Correa, o Marcelinho (União), que em sua primeira eleição conquistou 695 votos para vereador, sendo o candidato mais bem votado deste pleito. Terá ele também o apoio de todos aqueles que integram o grupo do ex-prefeito Mazucato?

 

P.S. – Aguardemos o resultado desta disputa para presidência da Câmara que ocorrerá daqui a 48 horas. Feliz 2025! Inté…

 

Clique para comentar

MAIS LIDAS