Ligue-se a nós

Destaque

IPVA com desconto de 9% vence hoje para veículos com placa com final 8 em SP

Publicado

no

Esta quarta-feira (19) é o último dia para donos de veículos com placa com final 8 de São Paulo pagarem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em cota única com desconto de 9%. O governo do estado de São Paulo ampliou o desconto para pagamento à vista dos veículos usados em 2022.

As datas de vencimento são conforme o final da placa do veículo. A seguir, confira o calendário de pagamento do IPVA 2022 para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares:
Os contribuintes podem pagar o tributo de três formas: em cota única em janeiro, com desconto de 9%; em cota única em fevereiro, com desconto de 5%; ou parcelando em cinco vezes, de fevereiro a junho, com desconto de 5% também. Até então, o parcelamento era de até três vezes, mas foi ampliado porque os carros usados se supervalorizaram em 2021, encarecendo o imposto, de acordo com o governo.
Para os proprietários de veículos zero quilômetro, o desconto continua de 3% a quem pagar até o quinto dia da emissão da nota fiscal. Aqueles que preferirem ainda poderão parcelar em cinco vezes, sem desconto.
Como saber o valor do IPVA 2022?
Prepare o bolso. O IPVA ficou 22,54% mais caro, em média, em São Paulo. Os valores podem ser consultados aqui.
Os donos de veículos também podem checar quanto vão pagar de tributo em agências bancárias, terminais de autoatendimento ou pelo internet banking. Basta saber o número do Renavam do veículo. Além disso, dá para verificar diretamente no portal da Secretaria da Fazenda, informando o número do Renavam e placa do veículo.
Como pagar o IPVA?
Para pagar o IPVA, basta ir até uma agência bancária, um terminal de autoatendimento ou acessar o internet banking. Também é possível fazer o pagamento em casas lotéricas ou em sites de empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda. Nessas empresas, é possível pagar o imposto com cartão de crédito, mas elas cobram juros para parcelar com cartão.
Quem não pagar o tributo até o vencimento fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora, com base na Selic, a taxa básica de juros da economia. Passados 60 dias, o percentual da multa é fixado em 20% sobre o valor do tributo.
Se o contribuinte ainda não pagar, a multa passa a 40% do valor do imposto e o proprietário do veículo é impedido de aproveitar os créditos da Nota Fiscal Paulista. O veículo pode, ainda, ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Fonte: Valor Investe
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.