Conecte-se conosco

Destaque

Inmet faz alerta de hipertermia e perigo de morte para área que inclui Osvaldo Cruz

Publicado

em

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou três alertas em razão da onda de calor que atinge grande parte do país. Na faixa do alerta estão as regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Campinas, Bauru, Araraquara, Piracicaba, Ribeirão Preto, Assis, sul e sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, centro norte Sul-Mato-Grossense e leste Sul-Mato-Grossense, e relaciona as cidades, entras as quais, Osvaldo Cruz.

O primeiro alerta do Inmet trata a onda de calor com grau de severidade de “grande perigo”. O alerta tem vigência até quinta-feira (8), às 15h, e adverte sob riscos potenciais de hipertermia e morte, diante da exposição às altas temperaturas (veja o aviso).

O segundo alerta se refere à onda de calor, com temperatura 5ºC acima da média por período de 3 a 5 dias. O aviso, com grau de severidade e de “perigo”, segue até quinta-feira (8) às 15h (veja o aviso).

O terceiro alerta aborda a baixa umidade relativa do ar (URA), com vigência para esta terça-feira (6), até 21h, também com grau de severidade de “perigo”. De acordo com o Inmet, a URA no dia varia de 20% e 12%, com riscos de incêndios florestais e à saúde. No corpo, pode provocar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz (veja o aviso).

Em relação à baixa URA, o Inmet faz quatro recomendações:

– Beba bastante líquido.

– Atividades físicas não são recomendadas.

– Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

– Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.

Defesa Civil alerta

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta que até domingo (11), persistirá a sensação de calor intenso e, em alguns momentos, de calor severo, com o pico entre quinta-feira (8) e sexta-feira (9). A partir de quinta-feira (8), poderá ocorrer pancadas de chuvas fortes, com possível queda de granizo, em pontos isolados.

No Vale do Ribeira, Serra da Mantiqueira e Baixada Santista, a sensação térmica ficará na casa dos 35°C. No Litoral Norte, na casa dos 40°C. Já na Região Metropolitana da Capital, São José dos Campos, Itapeva, Sorocaba, Campinas e Franca, a sensação pode variar entre 40°C e 45°C. Nas regiões de Bauru, Araraquara, Marília, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Araçatuba e Barretos, tende a ultrapassar os 45°C.

 

 

Fonte: Siga Mais

Continue lendo
--Publicidade--
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.