Conecte-se conosco

Destaque

Infestação de escorpiões em Osvaldo Cruz preocupa população

Publicado

em

Uma infestação crônica de escorpiões em Osvaldo Cruz tem provocado preocupações tanto à população, quanto as autoridades sanitárias da cidade, principalmente por ser um problema de difícil controle.

A forma mais eficaz de combater a procriação dos escorpiões é manter os quintais sempre limpos, pois entulhos como telhas e madeiras acumuladas, se torna um ambiente propício para a existência e procriação desse aracnídeo.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias falou sobre o assunto com o médico veterinário encarregado da Vigilância Epidemiológica, Marcelo Candido. “Quando existe a presença do escorpião que é encontrado numa residência, o morador liga para a Vigilância Epidemiológica, onde o endereço é anotado para que uma equipe possa fazer a visita e dar as devidas orientações, pois o problema não pode ser combatido com veneno, com controle químico, já que o manual da VEP do Estado não recomenda essa prática. A melhor forma de combate continua sendo o manejo ambiental, ou seja, evitar acumulo de lixo, entulhos, tudo que possa deixar local sombrio, fresco e de criação de baratas, grilos, que são manancial de alimentação para os escorpiões.”, disse.

O veterinário destacou ainda que o período de calor intensifica o problema. “O calor também intensifica a presença desse problema, uma vez que as baratas andam bastante nessa época e chamam atenção dos escorpiões, que buscam seu alimento. Recomendo também tomar cuidado com fresta debaixo da porta, que deve ser fechada a noite, os ralos que devem ter telinhas, pois a maioria dos escorpiões encontrados nas casas vem da rede de esgoto, ambiente propício a sua proliferação.”, finalizou Marcelo Candido.

Em caso de dúvidas a população pode recorrer a Vigilância Epidemiológica municipal, através do telefone (18) 3528-9510.

 

 

 

Fonte: Metrópole Fm

Continue lendo
--Publicidade--
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.