Ligue-se a nós

APEOESP

Greve sanitária pela vida e contra as aulas presenciais esvazia escolas

Publicado

no

Movimento prossegue e vai se fortalecer

 

O primeiro dia da greve sanitária pela vida, apesar do violento assédio moral e pressões do secretário da Educação e do governador, contou com a adesão de 15% dos professores em todo o estado, além da parcela que já realiza trabalho remoto por pertencerem ao grupo de risco em função da idade e comorbidades, cujo número exato não conhecemos. O movimento deve crescer a partir desta terça-feira, 9/2, considerando que este primeiro dia teve um caráter organizativo.

Este primeiro dia de greve evidenciou também a baixíssima presença de estudantes, em torno de 5%, muito abaixo do percentual de 30% pretendido pelo governo. Isto mostra que a sociedade está consciente dos riscos da reabertura das escolas neste contexto de grave pandemia e demonstra que o diálogo que a APEOESP vem realizando obteve resultados. Atendendo nosso apelo para que não enviem seus filhos às escolas nesta situação, pais e mães se recusou a colocar seus filhos e suas famílias em risco.

 

 

Uma luta sócia

 

A comunidade compreende a necessidade de preservação da vida e sabe que as escolas públicas estaduais não estão preparadas. Ainda assim, sem estudantes, a cada momento recebemos novas notificações de casos de Covid-19. Até o momento de fechamento deste Boletim, num universo de 96 escolas das quais tivemos informações, já são 209 casos confirmados, entre eles internações, intubações e também óbitos.

O próprio governo reconheceu a fundamentação dos nossos argumentos ao determinar o fechamento de sete escolas nesta segunda-feira, de acordo com reportagem do jornal Agora. Solicitamos às subsedes que continuem comunicando para imprensa@apeoesp.org.br e por outros meios todos os casos de Covid-19 que vem ocorrendo nas unidades e, também, todas as situações em que a escola necessitou ser fechada.

Lembramos que além do ambiente escolar sem estrutura adequada para o protocolo sanitário, sem ventilação, sem funcionários para limpeza, com álcool em gel vencido, EPI em número insuficiente e merenda seca, o deslocamento para as escolas, e transportes públicos lotados também propiciam o contágio. Além do fato de que fazer circular professores e estudantes que podem realizar suas aulas de forma remota, também é uma atitude incompreensível, que dificulta o controle da pandemia.

 

 

Professor, professora, adiram ao trabalho remoto

 

 

A APEOESP reafirma a orientação aos professores para que não compareçam ao trabalho presencial nas escolas, protocolem o requerimento que novamente reproduzimos e para que façam contado com seus alunos, realizem as aulas remotas, fazendo todos os registros exigidos para que as aulas sejam válidas.

Vamos continuar nossa luta, porque a preservação da vida está acima de tudo.

 

Aprendizagem se recupera. Vidas não!

 

 

Fonte: APEOESP (Informa Urgente 025/2021)

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.