Ligue-se a nós

Destaque

Furacão Melissa atinge Cuba após devastar Jamaica como “tempestade do século”

Publicado

no

O furacão Melissa tocou o solo de Cuba na madrugada desta quarta-feira (29), um dia depois de devastar a Jamaica como um dos furacões mais fortes do Atlântico já registrados. Apesar de ter perdido força e caído para a categoria 3, o fenômeno atingiu a província de Santiago de Cuba com ventos de até 195 km/h, provocando risco de marés de tempestade, inundações e deslizamentos de terra.

Cerca de 735 mil pessoas foram evacuadas em Cuba, onde alertas de furacão estavam ativos para as províncias de Granma, Santiago de Cuba, Guantánamo, Holguín e Las Tunas. A tempestade deve avançar ainda nesta quarta-feira em direção às Bahamas, com alerta também para Bermudas.

Na Jamaica, Melissa atingiu a ilha como um furacão de categoria 5, com ventos de até 295 km/h, provocando danos significativos a hospitais, residências, comércios e infraestrutura viária. Mais de 500 mil pessoas ficaram sem energia elétrica, e pelo menos 1,5 milhão de pessoas foram afetadas. Embora não haja mortes confirmadas, autoridades locais esperam que o furacão tenha causado algumas vítimas.

O presidente cubano Miguel Díaz-Canel destacou que o governo mobilizou todos os recursos para proteger a população e alertou para que ninguém subestime a força de Melissa, considerado o furacão mais intenso a atingir Cuba.

Segundo meteorologistas, Melissa é o terceiro furacão mais intenso registrado no Caribe, atrás apenas de Wilma (2005) e Gilbert (1988), e representa uma das maiores tempestades a atingir a região em décadas.

 

 

Fonte: G1 – BR

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.