Ligue-se a nós

Educação

Fase emergencial da quarentena em SP pode ser prorrogada por mais 15 dias

Publicado

no

O governador João Doria e membros do Centro de Contingência contra Covid-19 durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo (SP), nesta quarta-feira (24) — Foto: DANILO M YOSHIOKA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O Centro de Contingência contra a Covid-19 do estado de São Paulo discutiu na terça-feira (23) a possibilidade de prorrogar a fase emergencial da quarentena por mais duas semanas. O comitê é composto por médicos e cientistas que orientam a gestão de João Doria (PSDB).

Com base nos dados disponíveis na segunda-feira (22), esse grupo avaliou que a duração da restrição poderia ser ampliada por mais tempo para conseguir conter a explosão de casos e mortes da doença.

No entanto, o coordenador do centro, o médico Paulo Menezes, destacou nesta quarta-feira (24) que a análise dos dados é “dinâmica” e que as recomendações podem mudar de acordo com a variação dos indicadores de saúde até 30 de março.

“Nós avaliamos a situação a partir de dados que nós tínhamos até segunda-feira, então neste cenário, é possível, a partir daquela avaliação, que seja necessária a extensão da fase emergencial em um período de quem sabe mais 15 dias”, disse Menezes em coletiva de imprensa nesta quarta (24).

“Agora, esses números mudam. Ao longo da semana a avaliação pode mudar também. Quando a gente tem uma reunião que sai uma recomendação, não quer dizer que aquilo é imutável. São avaliações dinâmicas”, completou.

Nesta terça-feira (23), São Paulo bateu o recorde de mortes confirmadas em 24 horas desde o início da pandemia, com 1.021 óbitos. O número equivale a três mortes registradas a cada quatro minutos.

O mês de março tornou-se o mais fatal da pandemia em todo o Brasil. Do dia 1º até 19 de março, foram confirmadas 35.507 mortes pela Covid-19, segundo dados apurados pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias de Saúde do país. É o maior número de mortes registradas em um período mensal desde o início da pandemia, 12 dias antes do final do mês.

G1

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.