Ligue-se a nós

Destaque

Ex-presidente da Fifa, Blatter recebe novas punições devido a bônus

Publicado

no

O ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter recebeu mais uma suspensão de seis anos e oito meses do esporte e um multa de 1 milhão de fracos suíços (equivalente a quase R$ 6 milhões) do Comitê de Ética da entidade depois de um inquérito sobre pagamentos de bônus.

A suspensão atual de Blatter deveria terminar em outubro, mas a mais recente, resultante de violações do código de ética, entrará em vigor a partir deste ponto.

A investigação mais recente analisou pagamentos de bônus da Copa do Mundo feitos a Blatter e a vários ex-dirigentes da Fifa, inclusive o ex-secretário-geral Jérôme Valcke, o ex-vice-presidente Julio Grondona e o ex-diretor financeiro Markus Kattner.

O Comitê de Ética disse em um comunicado que Blatter violou o código de ética “ao aceitar e receber bônus extraordinários no valor de 23 milhões de francos suíços, assinados, aprovados ou implantados pelos senhores Grondona, Valcke e Kattner, e por concomitantemente aprovar/oferecer bônus extraordinários no total de aproximadamente 46 milhões de francos suíços aos senhores Valcke, Grondona e Kattner”.

Os pagamentos foram relacionados principalmente à Copa de 2010 na África do Sul e à Copa de 2014 no Brasil.

O trio nega qualquer irregularidade.

“Este é um golpe doloroso e incompreensível”, disse Blatter em comentários divulgados por seu porta-voz.

Não foi possível contatar Valcke e Kattner de imediato para obter comentários. É possível apelar das decisões no Tribunal Arbitral do Esporte em Lausanne, na Suíça.

 

 

Fonte: Agência Brasil

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.