Ligue-se a nós

Destaque

EUA reduzem tarifas sobre produtos chineses e iniciam negociações comerciais com Brasil

Publicado

no

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (30) a redução das tarifas de importação sobre produtos chineses, que passaram de 57% para 47%, após reunião com o presidente da China, Xi Jinping. Em troca, a China se comprometeu a retomar compras de soja americana, manter exportações de terras raras e combater o comércio ilícito de fentanil.

A decisão deixa produtos chineses com tarifas mais baixas que os brasileiros, que enfrentam alíquotas de até 50%, e também afeta a Índia, penalizada por compras de petróleo russo. O anúncio evita uma ameaça de tarifa de 100% sobre produtos chineses e prolonga uma trégua comercial por cerca de um ano.

No âmbito das relações com o Brasil, Trump e o presidente Lula se reuniram no domingo (26) na Malásia, iniciando negociações bilaterais. Representantes comerciais dos dois países já realizaram a primeira reunião para tratar de setores mais afetados pelas tarifas, mas ainda não há data para novos encontros.

O acordo com a China também suspendeu por um ano controles de exportação sobre terras raras, essenciais para a indústria de tecnologia global, garantindo fornecimento estável para smartphones, carros elétricos e outras aplicações estratégicas.

 

 

Fonte: G1

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.