Destaque
EUA envia “número inigualável” de militares em navios à Venezuela
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos enviou “um número inigualável” de militares em navios de guerra para o litoral da Venezuela. A afirmação foi feita nessa quarta-feira (20/8), na rede social X, pelo deputado de Serviços Armados dos EUA, Carlos Gimenez.
O governo de Donald Trump confirmou que Washington ordenou a movimentação naval na região para conter a ameaça de grupos de narcotraficantes sul-americanos.
Segundo o jornal norte-americano The Wall Street Journal, o Pentágono (sede do Departamento de Defesa dos EUA) ordenou o envio de três navios de guerra, também conhecidos como destroyers, com mísseis guiados e autoridade para interceptar carregamentos de drogas. São eles: o USS Gravely, o USS Jason Dunham e o USS Sampson.
A medida ocorre após os EUA classificarem o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, como chefe do cartel de drogas de Los Soles, e aumentaram a recompensa por sua prisão para US$ 50 milhões. O presidente Trump teria designado como organizações terroristas estrangeiras os atuantes de narcotráfico na região.
Reação do governo Maduro
Nessa segunda-feira (18/8), em meio aos rumores do envio de navios à costa venezuelana, Maduro anunciou a mobilização de mais de 4,5 milhões de milicianos no país, com o objetivo de “defender o território, a soberania e a paz da Venezuela”.
Fonte: Metrópoles