Ligue-se a nós

Destaque

Espaço Multiplic: Qual o papel de um Fórum de Desenvolvimento?

Publicado

no

A palavra fórum, segundo o dicionário, é definida como praças nas cidades romanas, onde se realizavam assembleias populares e os julgamentos, isso na antiguidade.

Hoje o conceito ainda mantém sua essência, porém com adaptações e mudanças lógicas que aconteceram com o passar do tempo. Podemos dizer que na atualidade “fórum” é um encontro ou reunião com o objetivo de discutir temas de interesse comum e que possuem moderadores.

Este espaço serve para que pessoas participem, troquem ideias, analisem problemas sociais, econômicos, políticos, entre outros e reflitam juntos sobre pontos que necessitam de soluções ou respostas.
Um Fórum de Desenvolvimento, seguindo esta linha de raciocínio, significa a união de pessoas que possuem como objetivo primordial o desenvolvimento, seja de lugares, cidades, projetos, enfim, movimentos que necessitam dessa discussão e contribuição coletiva para alcançar um resultado maior.

Portanto, o papel que um Fórum de Desenvolvimento carrega é atribuído à busca pelo bem comum. O Fórum, neste sentido, é formado por pessoas que discutem assuntos pertinentes a sociedade, visando os benefícios para todos, mas, entrelinhas, o seu papel também atinge os participantes e a população, já que para chegar ao resultado, o caminho percorrido busca mudanças culturais e até pessoais. O seu papel diz respeito a incitar pessoas para que busquem soluções coletivas, que pensem em assumir seu papel como cidadão e colaborem para melhoria do bem-estar, na expectativa por geração de novas oportunidades, ideias, projetos.

O Fórum de Desenvolvimento tem ainda competências para somar e cobrar poderes públicos para que contribuam com suas habilidades para o desenvolvimento. No entanto, a conclusão quanto ao seu papel pode variar de acordo com o objetivo de cada grupo. Relacionando seu conceito geral com o Fórum Multiplic, o papel da organização é unir representantes do poder público, da sociedade, instituições, empresas privadas para a discussão e posteriormente criação de ações que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico local e regional. Logo, o papel de um Fórum é crucial para o desenvolvimento de uma sociedade que chama para si a responsabilidade de novas oportunidades a partir da discussão de ideias.

 

 

fonte: Assessoria de Imprensa do Multiplic

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.