Ligue-se a nós

Destaque

Entidades de Osvaldo Cruz recebem 450 kits de Projeto de Qualificação Profissional de Mulheres Presas da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista

Publicado

no

Entidades de Osvaldo Cruz receberam nesta semana kits de fronha e lençol produzidos e doados pela Penitenciária Feminina de Tupi Paulista.
Ao todo foram entregues 450 kits de lençol, forro de cama e fronha para entidades da região nesta quinta-feira, 11.
A entrega foi realizada no Fórum de Osvaldo Cruz e contou com os representantes da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Osvaldo Cruz, Lar São Vicente de Paulo de Osvaldo Cruz, CATOC – Centro de Apoio Terapêutico de Osvaldo Cruz,  Casa da Esperança “Emil Wirth” de Salmourão, Lar dos Velhos de Parapuã, Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Parapuã e Centro Dia do Idoso de Osvaldo Cruz.
A confecção dos kits ficou a cargo do “Projeto de Qualificação Profissional de Mulheres Presas da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista”.
O Projeto conta com a parceria do Poder Judiciário para compra dos materiais através do Juízo responsável para executar a pena ou medida alternativa de prestação pecuniária decorrentes de condenações criminais e com intermédio da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (FUNAP) para qualificação das costureiras.
O projeto tem o apoio das empresas Trinys (de Osvaldo Cruz) e Portage(de Adamantina) e como auxílio do Diretor Técnico III da Penitenciária de Osvaldo Cruz, Jesus Ross Martins.
Fabricação
Compostos por lençol, forro de cama e fronha, os kits foram produzidos por 60 reeducandas do regime fechado, capacitadas pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” em curso de costura de 160 horas/aula na unidade prisional.
As mulheres são qualificadas a operar máquinas diversas como overloque, reta e de corte, além de aprender técnicas de montagem e costura de peças de rouparia de cama e noções básicas de empreendedorismo, com palestras temáticas sobre o assunto.
“A participação das reeducandas no projeto atribui aspectos de responsabilidade diante dos próprios atos. Elas entendem que podem recomeçar e que não estão desacreditadas. Assim, podem ir em busca de projetos futuros e diminuir o prognóstico de tornar a reincidir”, explica a diretora geral da penitenciária, Adriana Alkmin Pereira Domingues.
Beneficiados
Além de oportunizar capacitação profissional, a atividade resulta em uma ação de cunho social, que culmina na doação do material produzido às instituições da região. A estimativa é de beneficiá-las com cerca de 3 mil kits hospitalares.
Esta edição foi proposta ao Juiz da Comarca de Lucélia, Dr. André Gustavo Livonesi, que esteve presente na cerimônia de entrega ao lado de representantes das entidades beneficiadas citadas.
Quem recebeu?
– Santa Casa de Misericórdia de Osvaldo Cruz: 120 kits
– Lar São Vicente de Paulo de Osvaldo Cruz: 40 Kits
– CATOC – Centro de Apoio Terapêutico de Osvaldo Cruz: 20 Kits
– Casa da Esperança “Emil Wirth” de Salmourão: 40 Kits
-Lar dos Velhos de Parapuã: 70 Kits;
– Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Parapuã: 100 Kits
-CENTRO DIA DO IDOSO DE OSVALDO CRUZ – 20 KITS
Estiveram presentes ao evento de entrega o
Juiz de Direito da 1ª Vara Judicial, Doutor LUIS FERNANDO VIAN,
Promotor de Justiça, Doutor OWEM MIUKI FUJIKI,
Diretor da Penitenciaria de Osvaldo Cruz, Sr ADILSON,
Diretora da Penitenciária de Tupi Paulista ADRIANA ALKMIN, além do Juiz Corregedor, Fábio Sola, bem como representantes das empresas colaboradoras.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Osvaldo Cruz
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.