Conecte-se conosco

Destaque

Energisa dá orientações de segurança com a energia elétrica durante festejos juninos

Publicado

em

Está aberta a temporada de festas juninas. Após dois anos seguidos sem poder celebrar esse período tradicional por conta da pandemia, escolas, empresas, famílias, comunidades e cidades inteiras já se preparam para os festejos deste ano, “como manda o figurino”. Mas, para que todos os “arraiás” sejam aproveitados com toda e pompa e circunstância que a data pede, é importante manter atenção redobrada quanto à segurança com a rede elétrica.

“Para nós, é muito importante estar próximo aos clientes, mostrando a necessidade de ações preventivas e seguras. Por isso, estamos sempre compartilhando informações e nos colocando à disposição para solucionar qualquer demanda que envolva energia elétrica”, reforça a coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste, Juliana Volpi Favaretto.

Então, para que os festejos juninos sejam celebrados com segurança, Juliana destaca algumas dicas imprescindíveis quanto às instalações elétricas: “Ao escolher os locais que ganharão a decoração temática, é necessário respeitar os pontos de energia. Os bocais de lâmpadas jamais devem ser utilizados como suporte para pendurar enfeites como balões e bandeiras. Além de choques elétricos, essa prática pode provocar incêndios”, alerta a profissional, reforçando que o uso de extensões e benjamins também deve ser evitado.

E mais: nunca manuseie equipamentos eletroeletrônicos como aparelhos de som, freezers ou geladeiras com o corpo molhado e sem usar calçados. “A princípio, essa dica pode parecer óbvia, mas é muito comum as pessoas estarem mexendo com água, seja na limpeza do local ou lavagem de materiais, e pararem para ligar algo na tomada, abrir o freezer ou aumentar o som, por exemplo. São práticas simples que colocam a vida em risco”.

Se for decorar a rua ou a fachada do imóvel com bandeirinhas, a recomendação é colocar longe de postes. “Também é importante não amarrar fios, cabos ou enfeites em postes ou fiações elétricas e substituir os enfeites de metais por adereços de materiais isolantes, como borracha e silicone, por exemplo, para evitar que conduzam energia, em eventual contato com a rede”, acrescenta Juliana.

Para quem não abre mão de soltar fogos de artifício, o alerta é manter a distância de fios elétricos e não apontar na direção de postes e condutores de energia, para que os fogos não atinjam a rede elétrica e nem causem curto-circuito, tampouco acidentes e falta de energia na localidade, o que pode comprometer, inclusive, serviços essenciais.

 

No caso da fogueira, também é preciso observar a distância da rede de energia, uma vez que o fogo ou o calor em excesso podem danificar cabos e estruturas, causando curto-circuito e a interrupção no fornecimento de energia. Quanto aos balões, a recomendação da Energisa é que sejam evitados, porque podem causar grandes acidentes, principalmente se caírem dentro de subestações ou sobre a rede elétrica.

Ligações provisórias 

Além dos cuidados para quem vai aproveitar os festejos juninos, a coordenadora de Saúde e Segurança chama a atenção das pessoas que irão trabalhar na festa. “Não faça ligações clandestinas junto à rede elétrica externa, caso queira iluminar temporariamente uma área para o arraial. Além de crime, oferece alto risco de acidente, que pode ser fatal. Somente a Energisa pode executar ligação provisória de energia”.

E qualquer serviço de instalação elétrica deve ser executado por um profissional especializado, pois com eletricidade não se pode improvisar.

Choques elétricos  

Se presenciar uma situação de choque elétrico, não toque na vítima que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a concessionária pelo telefone 0800 70 10 326 para que seja feito o desligamento da energia.

Reforçando as dicas  

– Cuidado ao pendurar as bandeirinhas na rua. Elas devem ficar distantes da fiação;

– Ligação clandestina é crime e coloca a vida de pessoas em perigo;

– Não monte arraiais próximo à rede de energia;

– Ligações provisórias devem ser solicitadas à Energisa;

– Estruturas metálicas devem estar devidamente aterradas;

– Nunca manuseie equipamentos eletroeletrônicos com o corpo molhado;

– Não solte fogos ou acenda fogueiras próximo à rede elétrica;

– Não solte balões. Eles podem causar graves acidentes se atingirem a rede elétrica ou subestações.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Energisa

Continue lendo
--Publicidade--
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.