Ligue-se a nós

Destaque

Divórcios explodem na pandemia e ditam mudanças comportamentais no convívio intenso

Publicado

no

Não foi só nas rotinas profissionais, com a popularização do trabalho home office, que a pandemia impôs mudanças comportamentais.

As relações pessoais e familiares sofreram graves abalos e o resultado foi o aumento de 15 POR CENTO nos divórcios nos últimos seis meses.
Levantamento feito pelos cartórios do Brasil aponta que o segundo semestre de 2020 teve recorde no número de dissoluções matrimoniais.
Foram quase 44 mil contra os 38 MIL 200 pedidos de separação no ano anterior.
Mas o excesso de convivência durante o distanciamento social não foi o único fator responsável pelo rompimento das relações amorosas.
A tecnologia pode ter contribuído por facilitar a burocracia dos processos, dizem os especialistas.
Exemplo disso é a plataforma e-Notariado, que permite abrir um pedido de separação pela internet.
Santa Catarina ocupa a primeira posição no ranking, com aumento de 95 POR CENTO dos que decidiram voltar à condição de solteiros.
Em Rondônia, Acre e Mato Grosso do Sul os pedidos de divórcio beiraram ou ultrapassaram 50 POR CENTO no ano passado.
Goiás, Minas, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e outros seis estados também tiveram aumento significativo em relação a 2019.
Os que menos se divorciaram foram casais dos estados de Amapá, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Tocantins.
Vale lembrar que para realizar o divórcio em cartório de notas, a decisão deve ser de comum acordo do casal, que não pode ter filhos menores ou incapazes.
E nenhuma das partes pode ter pendências judiciais.
Fonte: Portal Notícia da Região
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.